Jardins pedagógicos, ciência e educação: um estudo sobre o projeto educando com a horta escolar e a gastronomia

DSpace Repository

A- A A+

Jardins pedagógicos, ciência e educação: um estudo sobre o projeto educando com a horta escolar e a gastronomia

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Mohr, Adriana
dc.contributor.author Vieira, Emília de Pontbriand
dc.date.accessioned 2015-05-12T17:50:40Z
dc.date.available 2015-05-12T17:50:40Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132817
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. pt_BR
dc.description.abstract Das muitas medidas que vêm sendo tomadas com o objetivo de minimizar, corrigir ou reverter os efeitos dos impactos sobre o meio ambiente, o processo educativo tem sido apontado como uma das mais importantes práticas sociais a serem implementadas. Nesta perspectiva surge a ideia central deste trabalho, objetivando investigar como se relacionam os jardins pedagógicos com aspectos de educação ambiental na escola, alfabetização científica e ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da descrição do Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia (PEHEG). Este Projeto é uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Núcleo de Referência em Gastronomia e Alimentação Regional do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) e é fundamentado na importância e necessidade de se intervir na cultura alimentar e nutricional da população, e da articulação entre as áreas de educação/currículo, ambiente e alimentação/nutrição/gastronomia, áreas estas que trabalham concomitantemente no desenvolvimento das atividades, seja de formação, de diagnóstico, de implantação de hortas ou de acompanhamento/monitoramento. Tendo em vista a riqueza das atividades desenvolvidas, além do seu potencial no desenvolvimento da educação de valores e emoções, o jardim pedagógico é uma excelente ferramenta de ensino-aprendizagem, potencializadora da educação ambiental, alimentar e científica, mas que, entretanto, carece de maior valorização e apoio logístico. Com relação ao PEHEG desenvolvido no município de Florianópolis, o numero crescente de unidades educativas participantes ao longo de cinco anos de existência indica um fortalecimento desta proposta educativa no município, onde atualmente 84 das 120 unidades da rede municipal de educação são participantes. Além disto, o PEHEG em Florianópolis desenvolve suas atividades por meio de uma parceria com a ONG Cepagro, da qual quinze técnicos educadores atuam diretamente nas escolas em atividades organizadas nos eixos temáticos lixo e reciclagem, horta escolar agroecológica e alimentação saudável. O PEHEG, de uma forma geral, possui diretrizes bem elaboradas e articuladas, representando um esforço positivo de mudanças na educação pública no Brasil. No entanto, muitas lacunas foram evidenciadas, como a ausência de financiamento público federal, a falta de interesse e/ou formação por parte dos professores e diretores (possivelmente resultantes da formação universitária deficitária destes profissionais para desenvolver tais tipos de atividades) e a dificuldade de reconstruir os currículos escolares, o que demanda um longo processo reflexivo dos próprios profissionais da escola. Vivemos o momento mais importante para o desenvolvimento de práticas que fortaleçam o senso de prudência ecológica nas crianças, sendo a escola o principal veículo de disseminação destes ideais, e o jardim/horta, uma excelente estratégia de encaminhamento a estes objetivos. pt_BR
dc.format.extent 88 pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.subject horta escolar pt_BR
dc.subject educação ambiental pt_BR
dc.subject ciência pt_BR
dc.subject cidadania pt_BR
dc.title Jardins pedagógicos, ciência e educação: um estudo sobre o projeto educando com a horta escolar e a gastronomia pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC Versao A5 Emilia Vieira.pdf 517.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar