Um olhar sobre educação sexual e reprodução humana no ensino de ciências: o que dizem os livros didáticos?
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Mohr, Adriana |
|
dc.contributor.author |
Olinto, Marcella Martins |
|
dc.date.accessioned |
2015-05-06T19:31:14Z |
|
dc.date.available |
2015-05-06T19:31:14Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132666 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A sexualidade diferencia os seres humanos do restante dos animais, é um fator crucial para a manutenção do bem estar humano e está presente desde o nascimento até a morte. Dada a sua relevância, esta é uma temática presente nos currículos escolares e de grande interesse dos jovens, além de ser abordada no tema transversal Orientação Sexual dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Tanto nos Parâmetros quanto na literatura, afirma-se a necessidade de complementar o currículo referente ao corpo humano e à reprodução humana com olhares sobre gênero, sexualidade, história e cultura. Na escola, a temática da sexualidade costuma estar presente nas aulas de Ciências e, consequentemente, no livro didático de Ciências. Dado que o livro didático é uma das principais ferramentas pedagógicas utilizadas em sala de aula, este trabalho analisou o conteúdo veiculado sobre Educação Sexual e Reprodução Humana em três coleções de Ciências utilizadas em escolas da rede pública municipal de Florianópolis, Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The existence of sexuality distinguishes humans from the rest of the animals and is present from birth until death, being a crucial factor in maintaining well being. Given its importance, this is an theme present in school curricula and of great interest to young people, as well as being addressed in the Sexual Orientation cross-cuting issue of the National Curricular Parameters. Both Parameters as in the literature, it is stated the need to complement the frequent restriction curriculum and teaching the human body and human reproduction with perspectives on gender, history and culture. At school the content about sexuality tends to be present in science classes and hence the textbook Sciences. Since the textbook is a major pedagogical tools used in the classroom, this study analyzed the content posted on Sexual Education and Human Reproductive Sciences into three collections used in public schools of Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. |
pt_BR |
dc.format.extent |
73 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Parâmetros Curriculares Nacionais |
pt_BR |
dc.title |
Um olhar sobre educação sexual e reprodução humana no ensino de ciências: o que dizem os livros didáticos? |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Britto, Néli Suzana Quadros |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar