Concepções sobre Evolução Biológica entre Estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina participantes da Missão Universitária Luterana (MUNIL)

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Concepções sobre Evolução Biológica entre Estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina participantes da Missão Universitária Luterana (MUNIL)

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Title: Concepções sobre Evolução Biológica entre Estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina participantes da Missão Universitária Luterana (MUNIL)
Author: Silva, Thais Gabriella Reinert da
Abstract: A teoria da Evolução Biológica, considerada o eixo central e integrador na organização dos conteúdos do ensino de Biologia, possui dificuldades de ordem conceitual e metodológica que configuram uma série de desafios para seu ensino. Alguns aspectos da teoria podem conflitar com concepções e crenças circulantes no meio social, em especial as de origem religiosa. No presente trabalho, buscou-se identificar e caracterizar os elementos constituintes do conceito de Evolução Biológica entre estudantes universitários cristãos. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, em três etapas, em uma amostra de dez estudantes de diversos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, participantes da Missão Universitária Luterana. Foram constatados, entre outros aspectos: concepções de Evolução Biológica contendo elementos que remetem a noções de progresso ou melhoramento das espécies; concepções sobre origem da vida na Terra e origem da espécie humana como fenômenos que teriam ocorrido diferentemente das outras espécies. Ainda foram verificados indicativos de crenças em uma entidade divina, nem sempre como agente de design, mas em todos os casos opondo-se à ideia de acaso. Constatou-se compreensões diferenciadas a respeito dos conceitos de teoria, adaptação, espécie, seleção natural e acaso, quando comparadas aos conceitos científicos atualmente consagrados. Como plano de fundo para as concepções de evolução, os estudantes revelaram uma variedade de visões sobre ciência: alguns a reconhecem enquanto instituição social, ao apontar várias vezes os cientistas e suas opiniões, e a maioria compartilha uma visão dinâmica de ciência, caracterizando o conhecimento científico como não absoluto, e a ciência, como mutável. Os entrevistados utilizam somente elementos do conhecimento científico na explicação do fenômeno de resistência bacteriana, sinalizando situações possíveis de serem utilizadas no ensino que não confrontam as visões de mundo religiosas.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132637
Date: 2012


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