Importância do canal acústico para o peixe ciclídeo Metriaclima zebra em condição de baixa luminosidade

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Importância do canal acústico para o peixe ciclídeo Metriaclima zebra em condição de baixa luminosidade

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Title: Importância do canal acústico para o peixe ciclídeo Metriaclima zebra em condição de baixa luminosidade
Author: Fantacini, Felipe Moreli
Abstract: Os peixes podem ser solitários ou viver em cardumes mais ou menos hierarquizados. Neste ultimo caso, existe uma necessidade maior de comunicação entre os indivíduos e esta comunicação pode se dar através de diversos canais, entre eles o canal acústico. Os ciclídeos, como Metriaclima zebra, produzem sons no contexto da reprodução e de interações agonísticas, porém a variação diária dessa produção sonora é ainda pouco estudada. O objetivo desse estudo foi, num primeiro momento, descrever, em laboratório, as atividades comportamentais e a produção sonora ao longo de um nictêmero para Metriaclima zebra. Filmagens de longa duração (3-4 dias) de dois grupos (primeiro grupo: 22 jovens e adultos; segundo grupo: 12 adultos machos), foram realizadas sob um regime luminoso artificial de 8h de dia (165lx) e 12h de noite (0lx), intercalados com 2h e 2h de crepúsculo (3,2lx). Foram analisadas 72 horas de vídeo: 48 horas (120 sons) para o primeiro grupo e 24 horas (398 sons) para o segundo grupo. Dois tipos principais de sons foram obtidos: (1) sons ―multi-pulsos‖ produzidos durante interações agressivas, (2) sons ―bi-pulsos‖ principalmente noturnos que não puderam ser associados a um comportamento preciso. Em relação às variações nictemerais, foi encontrado um aumento significativo da produção sonora durante a primeira noite para o primeiro grupo, e não houve diferenças significativas de agressividade entre o dia e a noite neste mesmo período. Isto leva a hipótese de que uma maior emissão de sons durante a noite poderia ser emitido para paliar a ausência do canal visual. Para tentar verificar esta hipótese foram feitos experimentos de duelos entre dois machos adultos de M. zebra em condição de dia e crepúsculo enviando estímulos sonoros (som de peixe). Estudos anteriores mostram que, de dia, estímulos acústicos provocam uma diminuição da agressividade ao longo de um duelo entre dois machos. Testou-se, portanto, o que ocorreria em baixa luminosidade (crepúsculo). Os primeiros resultados mostram uma diferença significativa no número de atos agressivos sincronizados observados entre as condições dia (165 lx) e crepúsculo (3,2 lx). A condição crepúsculo aparenta dificultar a percepção visual e existem significativamente menos atos agressivos após uma estimulação acústica. Em condição dia não se encontrou esta diferença. Sugere-se que os sons possuem maior importância em interações agressivas em condição de ―crepúsculo‖ que em condição de ―dia‖.Les poissons peuvent vivre tout seul ou en bancs plus ou moins hierarchisés. Dans ce dernier cas, il y a une plus grand nécessité de communication entre les individus. La communication chez certains poissons peut se faire par le biais du canal acoustique. Les cichlidés, comme Metriaclima zebra, produisent des sons lors de la reproduction et des interactions agonistiques. Le but de cette étude a été dans un premier temps de décrire les activités comportementales et la production sonore au cours d’un nycthémère au laboratoire chez M. zebra. Des enregistrements de longue durée de deux groupes (22 jeunes et adultes ; 12 adultes mâles), ont été réalisés sous un régime lumineux artificiel de 8h de jour (165lx) et 12h de nuit (0 lx), avec 2h de crépuscule (3,2 lx) et 2h d’aube (3,2 lx) intercalées. 72 heures de vidéos ont été analysées : 48 heures (120 sons) pour le premier groupe et 24 heures (398 sons) pour le deuxième groupe. Deux types de sons principalement ont été entendus : (1) des sons « multi-pulses » produits lors des interactions agressives, (2) des sons « double-pulse » surtout nocturnes qui n’ont pas pu être reliés à un comportement précis. Concernant les variations nycthémérales, nous avons trouvé une augmentation significative de la production sonore pendant la nuit sur le premier jour du premier groupe, et il n’y avait pas de différences significatives dans le nombre de comportements agressifs entre le jour et la nuit. Cela nous a amené à l’hypothèse qu’un plus grand nombre de sons pourrait être émis de nuit pour pallier l’absence du canal visuel. Pour essayer de vérifier cette hypothèse, nous avons mis en place des expériences de duels entre deux adultes mâles M. zebra placés dans des conditions de lumière forte et faible avec l’envoie des stimuli acoustique (bruit de poisson). Des études antérieurs ont montré que les stimuli acoustiques provoque une diminution de l’agressivité au cours d’une interaction agonistique entre deux individus mâles. Nous avont testé, donc la condition « crépuscule ». Nos premiers résultats montrent une différence significative dans le nombre des actes agressifs synchrones observés entre la condition « jour » (165lx) et la condition « crépuscule » (3,2lx). La condition « crépuscule » semble bien gêner la perception visuelle et il y a significativement moins d’actes agressifs après une stimulation acoustique. En condition de « jour », on ne voit pas apparaître une telle différence. En définitive, il semble que le son a une plus grande importance sur l’interaction agressive en condition de « crépuscule » qu’en condition de « jour ».The fish can live alone or in groups more or less hierarchically. In the latter case, there is a greater need for communication between individuals. Communication in some fish can be done through the acoustic channel. Cichlids, as Metriaclima zebra, produce sounds during reproduction and agonistic interactions, however daily variations in sound production of fish has not yet been studied. The purpose of this study was first to describe the behavioural activities and the sound production during a nycthemere at laboratory in Metriaclima zebra. Recordings of long duration of two groups (first group: 22 youngs and adults ; second group: 12 adult males) were carried out under an artificial light regimen with 8 hours of light, 12 hours of dark, 2 hours of dusk and 2 hours of dawn. It was analyzed 72 hours of video: 48 hours (120 sounds) for the first group and 24 hours (398 sounds) for the second group. Two main types of sounds were heard: (1) "multi-pulse" sounds produced during aggressive interactions, (2) "double-pulse" sounds especially encountered at night with no clear correlation with behaviours. About diel variations, we found a significant increase in sound production during the first night for the first record and on this part, there were no significant differences in the number of aggressive behaviors between night and day. This led us to the hypothesis that a greater number of sounds could be emitted at night to compensate for the lack of visual channel. To try to test this hypothesis, we set up experiments duels between two adult male Metriaclima zebra placed in low or strong light conditions, sending acustic signals (fish sound). Previous studies have shown that, in strong light, sending acoustic signals leads to a decrease of aggressiveness during an agonistic interaction between two adults males in the fish’s specie Metriaclima zebra. We tested, therefore, what would happen in "low light". Our first results show a significant difference in the number of synchronous aggressive acts observed in ―strong light‖ condition (165 lx) and ―low light‖ condition (3.2 lx). ―Low light‖ condition seems to bother the visual perception and there are significantly less aggressive acts after an acoustic stimulation. In ―day‖, we don’t see such a difference. To conclude, sound seems to be more important for the aggressive interaction in ―low light‖ condition than in ―strong light‖ condition..
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132627
Date: 2012


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