Modelo computacional para apoio didático na aprendizagem do problema de planejamento da operação energética de sistemas hidrotérmicos

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Modelo computacional para apoio didático na aprendizagem do problema de planejamento da operação energética de sistemas hidrotérmicos

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Finardi, Erlon Cristian pt_BR
dc.contributor.author Rodríguez Ayola, Carlos Arturo pt_BR
dc.date.accessioned 2015-04-29T21:02:03Z
dc.date.available 2015-04-29T21:02:03Z
dc.date.issued 2014 pt_BR
dc.identifier.other 333077 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132413
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Florianópolis, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como foco o problema do Planejamento da Operação Energética de médio prazo, o qual estabelece estratégias para a geração e intercâmbio entre subsistemas para atender a demanda com o mínimo custo operativo esperado. Neste trabalho é construída um modelo computacional em ambiente Matlab como um instrumento pedagógico que visa à compreensão das complexidades do problema, empregando um sistema hidrotérmico fictício de pequeno porte. O modelo considera uma representação individual das usinas hidrelétricas e agregadas em reservatórios equivalentes de energia. Adicionalmente, para resolver o modelo estocástico associado a cada modelagem do parque hidráulico, o modelo oferece como possibilidade de estratégia de solução o uso da Decomposição Aninhada ou da Programação Dinâmica Dual Estocástica. Por fim, dispõe-se ainda de um módulo para obter índices de desempenho do sistema o qual realiza uma simulação operativa com base nas funções de custo futuro fornecidas pelas estratégias de solução supracitadas.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The Long-Term Hydrothermal Scheduling problem aims to establish strategies for the generation and interchange between subsystems to meet a forecast demand with minimal operating cost. In this work, it is proposed a computational module as a pedagogical tool that aims to understand the complexities of the Long-Term Hydrothermal Scheduling problem, using a fictitious hydrothermal system. The hydroelectric plants are modeled through individualized representation and by means of the energy equivalent reservoir concept. In addition, to solve the stochastic model associated with each of the hydroelectric model, the computational module applies as solution strategy the Nested Decomposition and Stochastic Dual Dynamic Programming techniques. Finally, the computational module also has a module to obtain system performance indexes which implements an operational simulation based on future cost functions provided by the solution strategies aforementioned. en
dc.format.extent 94 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia elétrica pt_BR
dc.subject.classification Usinas hidreletricas pt_BR
dc.subject.classification Energia eletrica - pt_BR
dc.subject.classification Producao pt_BR
dc.subject.classification Usinas termelétricas pt_BR
dc.title Modelo computacional para apoio didático na aprendizagem do problema de planejamento da operação energética de sistemas hidrotérmicos pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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