O artesanato de taboa (typha cf. dominguensis pers.) e junco (androtrichum trigynum (spreng.) h. pfeiff.) na Guarda do Embaú, Palhoça, SC.

DSpace Repository

A- A A+

O artesanato de taboa (typha cf. dominguensis pers.) e junco (androtrichum trigynum (spreng.) h. pfeiff.) na Guarda do Embaú, Palhoça, SC.

Show full item record

Title: O artesanato de taboa (typha cf. dominguensis pers.) e junco (androtrichum trigynum (spreng.) h. pfeiff.) na Guarda do Embaú, Palhoça, SC.
Author: Bitencourt, Leonardo
Abstract: O conceito de artesanato é muito próximo ao conceito de arte, e pode ser definido como o fazer eminentemente manual. Já o artesão tradicional é aquele que emprega e transmite, em seu trabalho, valores, técnicas e signos amadurecidos e aceitos no sistema cultural a que ele mesmo pertence, é conhecedor do meio em que vive e evidencia na sua arte o próprio meio ambiente em que vive. O objetivo do presente trabalho é investigar o uso da taboa (Typha cf. dominguensis Pers.) e do junco (Androtriychum trigynum (Spreng.) H. Pfeiff.) para confecção de artesanato por moradores da Guarda do Embaú, uma área costeira localizada na Baixada do Massiambu, município de Palhoça, SC. Trata-se de uma área que possui fortes tendências de balnearização e está inserida numa Àrea de Proteção Ambiental contígua a uma unidade de conservação de proteção integral que foi recém alterada, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Existem dez artesãos tradicionais, sendo que oito aceitaram participar da pesquisa. A média da idade dos informantes é de 56 anos e a maioria pratica a atividade há mais de 20 anos. Apesar de dedicarem por volta de cinco horas diárias a atividade, e a maioria afirmar que possui grande importância para a renda familiar, o artesanato é encarado como uma ajuda ou complemento da renda. A atividade existe há décadas, porém o interesse em aprender a atividade pelos mais jovens vem diminuindo devido à baixa remuneração e dificuldade de se conseguir matéria-prima. O artesanato tradicional local aliado ao neoextrativismo, com um manejo sustentável dos recursos, pode auxiliar a conservação da biodiversidade local e contribuir para a geração de renda da comunidade. Espera-se que o levantamento das informações etnobotânicas e do processo artesanal baseado em taboa e junco na Guarda do Embaú presentes neste estudo possam ter importância na elaboração de políticas e programas de incentivo ao artesanato como atividade econômica sustentável para a localidade.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132375
Date: 2015-04-29


Files in this item

Files Size Format View
20092-LeonardoBitencourt.pdf 2.133Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar