Um estudo histórico sobre a emergência da democracia como consequência do processo de racionalização na Grécia arcaica (594-508 a.C.)
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Castro, Jean Gabriel |
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dc.contributor.author |
D'AMBROS, BRUNO |
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dc.date.accessioned |
2015-04-23T19:37:27Z |
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dc.date.available |
2015-04-23T19:37:27Z |
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dc.date.issued |
2015-04-23 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132272 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Argumentamos que a democracia ateniense foi efeito da racionalização de condições internas e externas criadas ao longo do século VI nos campos ético, estético e político. Na introdução justificamos nossa relação entre democracia e racionalização. No primeiro capítulo argumentamos que as condições interiores éticas necessárias para a emergência da democracia foram criadas pela racionalização dos cultos de mistério. No segundo capítulo argumentamos que as condições interiores estéticas para a emergência da democracia foram criadas pela racionalização na Lírica, pela crescente importância dada ao indivíduo. No terceiro capítulo argumentamos que a racionalização política nas reformas sociais dos principais governantes atenienses criou as condições exteriores para o nascimento da democracia. Concluímos reinterando a tese platônica de que regimes políticos específicos só se dão por condições internas específicas |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Nous tenons que la démocratie athénienne a émergé de la rationalisation des conditions internes et externes créées au cours du sixième siècle sur les plans éthiques, esthétiques et politiques. Dans l'introduction, nous justifions notre opinion sur la relation entre rationalisation et démocratie. Au premier chapitre, il est soutenu que les conditions internes éthiques nécessaires pour l'émergence de la démocratie ont créé pour la rationalisation des cultes de Mystère. Au deuxième chapitre, il est soutenu que les conditions internes esthétiques nécessaires pour l'émergence de la démocratie ont crée pour la rationalisation dans la Lyric archaïque, due à l'importance croissante accordée à l'individu. Au troisième chapitre, il est défendue que la rationalisation politique faite aux réformes sociales fixées par les principaux dirigeants athéniens, a finalement mis en place des conditions externes à la naissance de la démocratie. Dans le conclusion, nous réaffirmons la thèse platonicienne que les régimes politiques spécifiques n'existent que par des moyens des conditions internes spécifiques, et que le processus de rationalisation en Grèce, le passage du mytho à le logos, est apparu avant le cinquième siècle. |
pt_BR |
dc.format.extent |
119 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Racionalidade |
pt_BR |
dc.subject |
democracia |
pt_BR |
dc.subject |
século VI a.C. |
pt_BR |
dc.subject |
Grécia arcaica |
pt_BR |
dc.subject |
história antiga |
pt_BR |
dc.subject |
Rationalité |
pt_BR |
dc.subject |
Religiosité |
pt_BR |
dc.subject |
Démocratie |
pt_BR |
dc.subject |
VIème siècle a.C. |
pt_BR |
dc.subject |
Grèce archaïque |
pt_BR |
dc.subject |
Ancienne Histoire |
pt_BR |
dc.title |
Um estudo histórico sobre a emergência da democracia como consequência do processo de racionalização na Grécia arcaica (594-508 a.C.) |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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