Abstract:
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O presente trabalho visa apresentar e analisar o modelo de gestão adotado atualmente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), abordando os aspectos da governança, sustentabilidade, democracia e atuação em rede multicâmpus, especialmente no âmbito administrativo e sob o aspecto da gestão do conhecimento. A instituição, formada por 22 câmpus, localizados em 20 cidades de Santa Catarina e uma reitoria, com sede em Florianópolis, conta com mais de 2.000 mil servidores e 29.000 mil alunos. Atua na educação profissional, científica e tecnológica, oferecendo cerca de 400 cursos, distribuídos em 12 eixos tecnológicos, desde a formação inicial continuada até a pós graduação stricto e lato sensu, passando pelo ensino técnico de nivel médio e cursos superiores de tecnologia, engenharias e licenciaturas. Para subsidiar o ciclo de desenvolvimento institucional, o IFSC tem sido referência na qualificação do processo de planejamento estratégico e na incorporação dos pressupostos da gestão do conhecimento e da gestão em rede. Serão analisadas, assim, as estruturas de governança da Rede IFSC e as principais diretrizes e processos que orientam, qualificam e diferenciam a sua gestão. |