Jogos sérios aplicados na aprendizagem de crianças portadoras de deficiências

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Title: Jogos sérios aplicados na aprendizagem de crianças portadoras de deficiências
Author: Bueno, Sara Rodrigues Baptista
Abstract: Os jogos evoluíram ao lado do ser humano através dos anos. E, com cada nova tecnologia desenvolvida, os jogos ganharam novos recursos. Passaram de ferramentas auxiliares simples para ferramentas eletrônicas e digitais. Com recursos informáticos surgiram os jogos sérios, que são softwares, ou softwares e hardwares, com as características de um jogo (fundamentalmente interatividade) que tem o intuito de ensinar, instruir ou treinar o jogador acerca de um assunto. Neste estudo foi realizada, documentada e apresentada de forma linear uma pesquisa que tem o intuito de afirmar se os jogos sérios existentes atualmente são satisfatórios para o ensino de crianças portadoras de deficiências. Para tanto foi definido um jogo sério gratuito e bem conceituado, chamado Menino Curioso, para ser aplicado com crianças portadoras de deficiência auditiva, de TDAH, de deficiência intelectual e ainda para crianças sem qualquer deficiência diagnosticada para que seus resultados fossem usados como parâmetro comparativo. As crianças pesquisadas estavam na data da pesquisa matriculadas na Escola de Ensino Básico Castro Alves e as que portavam alguma deficiência participavam do SAEDE, Serviço de Atendimento Educacional Especializado, nesta mesma escola. Durante a pesquisa foi feita coleta de dados por observação direta e ao fim da pesquisa todos os dados foram estudados, comparados e analisados. A partir de tal análise e comparação foi possível afirmar que para deficientes auditivos é necessário apenas uma adaptação simples que confira acessibilidade nos jogos sérios. Já para os deficientes intelectuais não há necessidade de desenvolvimento de jogos sérios específicos, e sim maior empenho na seleção dos jogos sérios que serão aplicados. E o único grupo que demanda desenvolvimento de jogos específicos é o de portadores de TDAH, que carregam a necessidade de pesquisa específica para parametrizar um jogo ideal ou ao menos jogos mais atrativos para estas crianças.Games have evolved together with human beings throughout the years. And, with each new technology developed, games get more resources. They evolved from simple supports to electronical and digital supports. With informatical resources serious game were born, softwares, or softwares and hardwares, with the characteristics of a game (fundamentally interactive) which aims at teaching, instructing or training the player about a subject. This research was performed, documented and presented linearly, with the intention of affirming whether currently existing serious games are satisfactory to teaching kids with disabilities. For such, was defined a free reputable serious game called "Curious Boy", to be played by kids with hearing impairment, ADHD, intellectual disability and also kids without any diagnosed disability in order to have their results used as comparative parameters. At the time of the research, the kids were enrolled at the School of Basic Education Castro Alves, and the ones with some disability took part of the Specialized Educational Treatment Service (SAEDE) at the same school. During the research, data was colected for direct observation and, by the end of the research, the data was studies, compared and analyzed. Based on this analysis and comparison it was possible to affirm that, for students with hearing impairment, it is only required a simple adaptation to grant accessibility to serious games. Yet, for students with intellectual disability there is no need to develop specific serious games, but to increase efforts on the selection of which serious games to be used. Also, the only group which demands the development of specific serious games are for those students with ADHD, who still need a more specific research in order to parameterize ideal or at least more attractive games for those kids.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132194
Date: 2015-04-22


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