Estudo sobre a inserção das TIC na educação básica na rede pública de ensino

DSpace Repository

A- A A+

Estudo sobre a inserção das TIC na educação básica na rede pública de ensino

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Juarez Bento da
dc.contributor.author Benthien, Antônio Boeira
dc.date.accessioned 2015-04-22T20:15:33Z
dc.date.available 2015-04-22T20:15:33Z
dc.date.issued 2015-04-22
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132193
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de apresentar estudo sobre a inserção das TICs na Educação Básica na rede pública de ensino. Para tanto, procedeu-sede pesquisa bibliográfica para compreender conceitos e verificar histórico das TICs no processo de ensino das escolas públicas; efetuou-seanálise e tratamento dos dados da pesquisa TIC Educação -Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil realizada em 2012 pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br); analisou-se o censo de 2013 e a pesquisa local da AMESC(microrregião) para comparar dados, identificou-sea inserção das TIC nas escolas de Educação Básica da rede pública de ensino, por meio de análise de pesquisa de campo anteriormente informada, verificou-sea percepção dos professores com base nos dados da pesquisas; e esclareceu-sea percepção dos alunos com base nos dados das pesquisas. Manteve-se foco no esclarecimento do tema selecionado, com uma abordagem exploratória, que permite a aproximação do pesquisador com as teorias já existentes, possibilitando-lhe o aprimoramento em seus conhecimentos, sem que, no entanto, vá influenciar sobre os dados obtidos. Percebeu-se que a infraestrutura de computadores, internet e demais tecnologias de informação e comunicação ainda é falha nas escolas brasileiras, de modo acentuado nas escolas públicas, onde televisores e impressoras são encontradas em mais de 90% das instituições, porém, computadoresnão totalizam mais de 0,04 por aluno em cada instituição, apontando para uma deficiência de grande proporção. pt_BR
dc.description.abstract The present work was developed aiming to present a study about the use of TICs in the public basic education. For that, it was proceeded of a bibliographical research to understand concepts and verify the historic of the TICs in the teaching process of the public schools, it was conduced analysis and treatment of the data from the search TIC Education –Search about the use of Communication and Information Technologies in Brazil, conduced in 2012 by the Center ofStudies about Communication and Information Technologies (CETIC.br);it was analyzed the 2013 Census as well as local research of AMESC (Northeast region) to compare data; it was identified the integration of TICs in public schools of basic education, through a research analysis previously informed, there was shown the perception of teachers based of data from the research; and it was clarified the perception of students based on data of the research. For that intention, it was thefocus on the clarification of the selected theme, with an exploratory approach, which allows the approach of the researcher with the existing theories, allowing the improvement of the knowledge, without, however, influence on the obtained data. It was noticed thatthe infrastructure ofcomputers, internetand otherinformation and communicationtechnologiesis stillfail in Brazilian basic schools, more expressively in public schools, in which ones televisions and printers are found in more than 90%, however, computers donot complete more than 0.04 to each student in each institution, showing a deficiency of great impact. pt_BR
dc.format.extent 135 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject TICs pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.title Estudo sobre a inserção das TIC na educação básica na rede pública de ensino pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Antonio Boeira Benthien.pdf 3.467Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar