Estudo da aplicação de um experimento remoto para apoio ao ensino da Lei de Hooke em alunos do ensino técnico

DSpace Repository

A- A A+

Estudo da aplicação de um experimento remoto para apoio ao ensino da Lei de Hooke em alunos do ensino técnico

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gruber, Vilson
dc.contributor.author Guerra, Sarah de Rezende
dc.date.accessioned 2015-04-22T20:13:25Z
dc.date.available 2015-04-22T20:13:25Z
dc.date.issued 2015-04-22
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132190
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação. pt_BR
dc.description.abstract As novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC’s) estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, inclusive os indivíduos que nascem rodeados por toda essa tecnologia são chamados de “nativos digitais”. Para acompanhar esse mundo globalizado, os mais diversos setores da sociedade estão se adaptando e aderindo as tecnologias, por exemplo, a educação. O uso das NTIC’s na educação é um grande desafio, sendo necessário buscar a cada dia novos métodos e formas de transmitir o conhecimento para esta nova geração de pessoas “plugadas”. Este trabalho representa um esforço para submeter as NTIC’s no processo de ensino e aprendizagem do ensino técnico. Para isso, foi utilizada uma proposta de ensino que envolve um experimento remoto de uma prensa didática que pode ser acessado através de um sistema de gerenciamento de aprendizagem. O conteúdo abordado nesse sistema é a Lei de Hooke, área da física que estuda as propriedades elásticas dos materiais. É de conhecimento corrente que os alunos geralmente possuem dificuldades em aprender física, neste sentido, esse experimento remoto permitirá aos alunos colocar em prática a teoria aprendida e assim auxiliá-los no processo de aprendizado. Para a realização deste trabalho, fez-se necessária uma aula com um grupo de alunos do ensino técnico, na qual os mesmos fizeram uso dos recursos citados acima. Os métodos avaliativos empregados para a consolidação da proposta envolveram a aplicação de um questionário para identificar as habilidades cognitivas dos estudantes (questionário VARK), exercícios em forma de avaliação e um questionário de avaliação da satisfação dos alunos em relação ao uso das tecnologias que foram aplicadas. pt_BR
dc.description.abstract The new information and communications technology (ICT) are increasingly present in our daily lives, including individuals who are born surrounded by all this technology are called "digital natives." To accompany this globalized world, the most diverse sectors of society are adapting and adhering technologies, with education being one of them. The use of new information and communications technology in education is a big challenge, which needs to find every day new methods and ways of transmitting knowledge to this generation of plugged. This work represents an effort to refer the new ICT’s in the teaching and learning of technical education process. For this, a teaching that involves a remote experiment in a didactic press which can be accessed through a learning management system, we used the content covered in this system is the Hooke's law, the field of physics that studies the elastic properties materials. It is well known that students often have difficulty learning physics in this sense that remote experiment will allow students to put into practice the theory learned and thus assist in learning. For this work a class with a group of students of technical education was performed making use of the resources mentioned above. The evaluation methods employed for the consolidation proposal involved the application of a questionnaire to identify the cognitive skills of students (VARK questionnaire), exercise in the form of a questionnaire assessment and evaluation of student satisfaction regarding the use of technologies that have been applied. pt_BR
dc.format.extent 71 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Experimentação remota pt_BR
dc.subject NTIC's pt_BR
dc.subject Sistema de gerenciamento de aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino técnico pt_BR
dc.subject Remote experimentation pt_BR
dc.subject New information and communications technology pt_BR
dc.subject Learning management system pt_BR
dc.subject Technical education pt_BR
dc.title Estudo da aplicação de um experimento remoto para apoio ao ensino da Lei de Hooke em alunos do ensino técnico pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Sarah_Rezende.pdf 878.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar