Análise e definição do perfil empreendedor de alunos do ensino superior e a influência da universidade na sua formação: o caso da UFSC Campus Araranguá

DSpace Repository

A- A A+

Análise e definição do perfil empreendedor de alunos do ensino superior e a influência da universidade na sua formação: o caso da UFSC Campus Araranguá

Show full item record

Title: Análise e definição do perfil empreendedor de alunos do ensino superior e a influência da universidade na sua formação: o caso da UFSC Campus Araranguá
Author: Ogawa, Fernanda Yumeka
Abstract: O presente trabalho aborda o fenômeno do empreendedorismo na Universidade Federal de Santa Catarina, no Campus Araranguá. Trata-se de um tema de interesse dos jovens universitários, que diante da complexidade do contexto contemporâneo e das incertezas do sistema econômico vislumbram uma possibilidade de futuro no seu negócio próprio. Nesse contexto, a universidade assume um papel fundamental, uma vez que, promove um ambiente de agregação de valor econômico e social, que estimula o espírito crítico e empreendedor dos seus alunos. Portanto, para desenvolver esta pesquisa foi utilizado o estudo de caso, a partir de uma abordagem de pesquisa de natureza qualitativa e exploratória. Esse estudo de caso investigou o perfil empreendedor dos alunos do Campus Araranguá, permitindo identificar no perfil desses alunos a presença de 81,3% das principais características do empreendedor. Participaram 11% do censo de 1058 alunos matriculados no Campus, que equivalem a 117 acadêmicos, estes estão distribuídos entre os Cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Fisioterapia e Tecnologias da Informação e Comunicação. Assim, foi confirmada a existência do perfil empreendedor dos alunos nessa instituição e a influência que a universidade agrega sobre os mesmos em seu processo de formação empreendedora.This paper approachesthe phenomenonof entrepreneurshipunder the FederalUniversity ofSantaCatarina, CampusAraranguá. This isa topic of interestof the university students, front of itcomplexity thecontemporary contextand the uncertaintiesof the economic systemperceived apossibility ofa future in theirown businessIn this context, the university has a fundamentalparticipation becausepromotesan environmentof aggregationofeconomic and social value, which encourages criticaland entrepreneurial spiritof itsstudents. Therefore, todevelop this researchcase studywas used, from aresearch approachofqualitative and exploratorynature. This case studyinvestigated theentrepreneurship inside the students of CampusAraranguá, allowingtheprofile of thesestudentsidentifythe presence of81.3% of the maincharacteristics of the entrepreneur. Attended11% of the censusof 1058students enrolledin the campus, which is equivalentto 117academicswere distributedamong thecoursesof Computer Engineering, Power Engineering, physiotherapy andInformation Technologies andCommunication. This way, we confirmed theexistence of theenterprising profileof studentsin this institutionandthe influencethat the universityaddsabout themin the process ofentrepreneurialtraining.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132188
Date: 2015-04-22


Files in this item

Files Size Format View
Fernanda_Ogawa.pdf 1.732Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar