GESTÃO DO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL: PROPOSTA DE DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO E CONTROLE

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GESTÃO DO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL: PROPOSTA DE DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO E CONTROLE

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Título: GESTÃO DO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL: PROPOSTA DE DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO E CONTROLE
Autor: Bento, Marcia Helena dos Santos; Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama; Reisdorfer, Vitor Kochhann; Ende, Marta Von; Somavilla, Junior Piovesan; Mazza, Vera Maria de Souza
Resumo: O presente estudo tem como tema a avaliação institucional e como objetivo geral propor dimensões de avaliação e controle aplicáveis à gestão dos cursos da educação profissional de nível técnico e tecnológico, com base nas dimensões do SINAES, Critérios de Qualidade do PGQP e Indicadores de Avaliação da Qualidade. O estudo justifica-se devido à necessidade de gerir o ensino de qualidade, focando na percepção do estudante e em critérios de sustentabilidade do curso. Trata-se de um estudo exploratório que resulta em sete eixos horizontais de avaliação, um eixo vertical e oito blocos de indicadores da qualidade. Como sugestão para estudos futuros, propõe-se a aplicação desta estrutura em uma instituição de ensino técnico que servirá como objeto de em estudo de caso dada sua importância, devido ao fato deste ainda não possuir critérios específicos de avaliação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132169
Data: 2014-12-05


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