POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO E INTERLOCUÇÃO COM A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES AO PARFOR/UFRB/BRASIL
Show simple item record
dc.contributor.author |
Silva, Neilton da |
|
dc.contributor.author |
Lima, Tatiana Polliana Pinto de |
|
dc.contributor.author |
Almassy, Rosana Cardoso Barreto |
|
dc.contributor.author |
Almassy Júnior, Alexandre Américo |
|
dc.date.accessioned |
2015-04-13T14:58:37Z |
|
dc.date.available |
2015-04-13T14:58:37Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-05 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-00-4 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132049 |
|
dc.description.abstract |
A formação de professores da Educação Básica tem sido compreendida como uma questão histórica, constituindo-se uma necessidade que carece de ser pensada no âmbito das políticas públicas brasileiras; e das responsabilidades dos atores sociais, das instituições e dos entes federados envolvidos no processo. Portanto, é relevante pensar a formação de licenciados na perspectiva das instituições de Educação Superior e, principalmente, do ponto de vista dos docentes universitários que mediam a formação de professores-cursistas, pelo fato destes estarem em efetivo exercício nas escolas públicas. Dessa forma, objetivou-se compreender as implicações dos docentes universitários na formação profissional dos professores-cursistas da Licenciatura em Ciências da Natureza do PARFOR/UFRB/Brasil. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratória e documental, com uso de memoriais descritivos elaborados pelos formadores, como instrumento de coleta de dados, bem como dos princípios da análise de conteúdo temático. Conclui-se que os docentes universitários têm contribuído para a política de formação de professores, que a maioria desconhece os dilemas e as necessidades na escola básica, cabendo investir mais na experiência profissional dos professores-cursistas, para que seu aprendizado repercuta nos contextos de ensino em que atuam. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU |
pt_BR |
dc.subject |
Política pública – Formação inicial – Docência universitária – Gestão Pedagógica - Tomada de decisão. |
pt_BR |
dc.title |
POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO E INTERLOCUÇÃO COM A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES AO PARFOR/UFRB/BRASIL |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar