A CORRELAÇÃO ENTRE A QUANTIDADE DE DOCENTES MESTRES E DOUTORES E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NO ENADE: A REALIDADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DSpace Repository

A- A A+

A CORRELAÇÃO ENTRE A QUANTIDADE DE DOCENTES MESTRES E DOUTORES E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NO ENADE: A REALIDADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Show full item record

Title: A CORRELAÇÃO ENTRE A QUANTIDADE DE DOCENTES MESTRES E DOUTORES E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NO ENADE: A REALIDADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Author: Nicolini, Alexandre Mendes; Torres, Adriana Amadeu Garcia; Macedo, Paulo Cesar de Albuquerque; Câmara, Evandro de Campos
Abstract: A fim de entender até que ponto a qualidade do que é ofertado pelas Instituições de Ensino Superior (IES) sofre influência direta da titulação do seu quadro de docentes, o presente artigo teve como objetivo verificar a correlação existente entre a performance dos estudantes no Enade e a proporção de docentes com titulação de mestre e/ou doutor. Tendo caráter exploratório, o estudo contou com pesquisa bibliográfica e a base de dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) referente as duas últimas edições Enade em que o curso de administração esteve presente – 2009 e 2012. Com um nível de confiança de 95%, foi testada a possibilidade de correlação entre o desempenho dos estudantes concluintes do curso de administração no Enade e a proporção de docentes com titulação de mestre e/ou doutor vinculados aos cursos de graduação nas IES. A análise dos resultados demonstrou que a correlação entre o quantitativo de docentes mestres e/ou doutores e o desempenho dos estudantes é fraca. Os motivos possíveis para tal é a ausência da pedagogia na formação docente, o fato do Enade estar focado na prática, ou mesmo pela academia perder profissionais com conhecimento tácito, mas sem titulação em função das exigências de formação stricto sensu para o quadro docente.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132044
Date: 2014-12-05


Files in this item

Files Size Format View
2014-345.pdf 426.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar