CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE INOVADORA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA COGNIÇÃO DE GESTORES UNIVERSITÁRIOS

DSpace Repository

A- A A+

CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE INOVADORA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA COGNIÇÃO DE GESTORES UNIVERSITÁRIOS

Show simple item record

dc.contributor.author Janissek, Janice
dc.contributor.author Peixoto, Adriano de Lemos Alves
dc.contributor.author Cerqueira, Andreia
dc.contributor.author Santos, Elder Carlos dos
dc.date.accessioned 2015-04-13T14:02:31Z
dc.date.available 2015-04-13T14:02:31Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.isbn 978-85-68618-00-4
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132035
dc.description.abstract O objetivo do estudo é identificar as concepções que estruturam a compreensão de gestores de uma universidade pública federal brasileira sobre o que define uma universidade inovadora. Para tanto, aplicou-se um questionário contento questões abertas e fechadas sendo que para alcançar o objetivo da presente pesquisa utilizou-se as respostas de uma das questões abertas que investigou a concepção de universidade inovadora. Participaram do estudo uma amostra de 114 gestores ocupantes de cargos de direção, coordenação ou chefia, tanto das áreas acadêmicas quanto administrativas da universidade. As respostas a questão aberta foram analisadas por meio do procedimento de análise de conteúdo, identificando-se grandes categorias de conteúdos assim como as subcategorias correspondentes. Como resultado, concluiu-se que os gestores apresentam quatro grandes ideias acerca do que significa ser uma universidade inovadora: é aquela que apresenta intensa interação com a sociedade; que possui infraestrutura básica de condições de trabalho; que dispõe de tecnologias de ponta e que apresenta processo de avaliação do seu desempenho. Tais resultados ilustram um entendimento coerente com aquilo que a literatura sobre o tema da inovação em organizações públicas destaca como sendo características inovadoras. Cabe ressaltar que algumas ideias importantes não fazem parte do repertório dos gestores quando identificam as características inovadores no contexto universitário, tais como as relacionadas com o modelo de gestão organizacional e de pessoas. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.subject Gestão universitária, cognição gerencial, universidade inovadora. pt_BR
dc.title CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE INOVADORA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA COGNIÇÃO DE GESTORES UNIVERSITÁRIOS pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
2014-336.pdf 350.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar