SETOR DE OUVIDORIA: UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A TOMADA DE DECISÃO NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA
Show simple item record
dc.contributor.author |
Palmeiras, Jenifer de Brum |
|
dc.contributor.author |
Stacia, Maria Aparecida |
|
dc.contributor.author |
Sgari, Rosani |
|
dc.date.accessioned |
2015-04-13T12:11:27Z |
|
dc.date.available |
2015-04-13T12:11:27Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-05 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-00-4 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131990 |
|
dc.description.abstract |
A pesquisa objetivou investigar os dados do Setor de Ouvidoria de uma Universidade do Norte do Estado do RS, utilizados como ferramenta estratégica na tomada de decisão na gestão universitária. A pesquisa evidencia que o setor tem funcionado como um amplificador de manifestações (de alunos, professores, funcionários e comunidade externa) que, por diferentes razões, não chegam diretamente aos setores ou não são percebidas na atividade cotidiana. O gestor universitário precisa conhecer as dificuldades para resolvê-las e o setor ajuda a procurar soluções. A pesquisa evidencia o papel que as ouvidorias vêm assumindo no atual cenário acadêmico, pois elas têm se revelado como instrumentos importantes no processo de humanização das estruturas organizacionais e como canais ágeis e aprimorados de participação, considerando-se o atual modelo de gestão participativa, hoje almejado e estimulado. Como metodologia, foram analisados os dados do setor, através dos registros arquivados no período 8(oito) meses durante o ano de 2013, e desses selecionados os que tiveram impactos na tomada de decisão na gestão universitária. Através do exercício da escuta singular de cada sujeito, do diálogo, da mediação e dos regulamentos internos, a Ouvidoria busca propiciar a cada um a reflexão sobre a dimensão educativa de uma ouvidoria universitária, em que sujeitos ativos se encontram e se comunicam para transformar a realidade. Ancorados na perspectiva de uma sociedade melhor, mais humana, mais justa e mais solidária e com sentimentos de pertencer a uma atual gestão democrática e participativa, concluiu-se que consolidando um Setor de Ouvidoria, também responsável pelo aprimoramento e bom desempenho institucional, as tomadas de decisões são baseadas para fortalecer a promoção do desenvolvimento regional, e melhorar a qualidade dos serviços prestados em toda a IES. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU |
pt_BR |
dc.subject |
Ouvidoria, gestão universitária, gestores, tomada de decisão. |
pt_BR |
dc.title |
SETOR DE OUVIDORIA: UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A TOMADA DE DECISÃO NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar