AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE UTILIZAÇÃO IDEAL E EFETIVA

DSpace Repository

A- A A+

AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE UTILIZAÇÃO IDEAL E EFETIVA

Show full item record

Title: AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE UTILIZAÇÃO IDEAL E EFETIVA
Author: Almeida, Bonifacio Chaves de; Paixão, Roberto Brazileiro
Abstract: Com o objetivo de analisar a percepção de utilização ideal e a percepção de utilização efetiva dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) acerca da avaliação do docente pelos discentes como fonte informacional utilizável na melhoria de suas práticas pedagógicas foi realizada uma pesquisa com 240 professores das carreiras de magistério de ensino superior e de ensino básico, técnico e tecnológico do Ifba, metodologicamente caracterizada como descritiva de levantamento (survey) de cunho quantitativo. Supõe-se, primeiramente, não existir diferenças significativas entre a percepção de utilização ideal e a percepção de utilização efetiva no que tange à avaliação do docente feita pelo aluno como melhoria das práticas pedagógicas docentes. Os resultados obtidos por meio do teste dos postos com sinais de Wilcoxon apontam para uma diferença estatística significativa entre a percepção de utilização ideal de empregabilidade da avaliação do docente realizada pelos alunos e a percepção de utilização efetiva dessa avaliação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131930
Date: 2014-12-05


Files in this item

Files Size Format View
2014-275.pdf 413.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar