FORMAÇÃO ACADÊMICA E PRÁTICA PROFISSIONAL NA PERCEPÇÃO DE EGRESSOS DE UM CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO

DSpace Repository

A- A A+

FORMAÇÃO ACADÊMICA E PRÁTICA PROFISSIONAL NA PERCEPÇÃO DE EGRESSOS DE UM CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO

Show full item record

Title: FORMAÇÃO ACADÊMICA E PRÁTICA PROFISSIONAL NA PERCEPÇÃO DE EGRESSOS DE UM CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO
Author: Bueno, Priscilla Veiga
Abstract: A dificuldade de alinhar o currículo de um curso, às necessidades do mercado de trabalho tem se tornado um dos grandes desafios para os gestores acadêmicos. Este artigo tem o objetivo de analisar a relevância de um Programa de Mestrado em Administração examinando suas dimensões “acadêmica”, “social” e “institucional” para a prática profissional na percepção de seus egressos. Trata-se de uma pesquisa caracterizada como um estudo de caso tendo como foco um Curso de Mestrado em Administração. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado com base na escala Likert, aplicado aos egressos das turmas de 2007 à 2010, contemplando um total de 74 respondentes. A análise dos dados revelou que na dimensão “acadêmica” o maior fator de impacto foi a metodologia de ensino. Na dimensão “social” foi a diversidade de formação dos egressos, e na dimensão “institucional” foi a imagem do curso. Os resultados apontaram que dentre as três dimensões analisadas aquela que contribui para a prática profissional foi a institucional com destaque para a imagem e prestígio da instituição junto ao mercado e sociedade. Fica claro que a complexidade das organizações acadêmicas, em especial seu processo de ensino e aprendizagem, tem se constituído em enorme desafio para os gestores universitários ao buscar alinhar a capacidade, conhecimento e recursos internos com as expectativas e demandas do setor produtivo e da sociedade em geral.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131888
Date: 2014-12-05


Files in this item

Files Size Format View
2014-240.pdf 494.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar