HÉLICE TRIPLA E CRIAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA-GOVERNO NO SISTEMA DE INOVAÇÃO

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

HÉLICE TRIPLA E CRIAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA-GOVERNO NO SISTEMA DE INOVAÇÃO

Mostrar registro completo

Título: HÉLICE TRIPLA E CRIAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA-GOVERNO NO SISTEMA DE INOVAÇÃO
Autor: Morais Neto, Siqueira de; Pereira, Maurício Fernandes; Costa, Alexandre Marino
Resumo: Na última década, diversos novos conceitos vêm enfatizando as características sistêmicas do processo de inovação, mas com foco em níveis da economia que vão para além do papel dominante do Estado na definição dos rumos do desenvolvimento econômico. As instituições de uma localidade, com destaque para a universidade, detém um papel essencial para gerar o conhecimento e para transformá-lo em inovações. Assim, realiza-se uma discussão teórica sobre a existência de compatibilidade entre os arcabouços teóricos de Hélice Tripla e de Criação de Valor Compartilhado e destes com o de Sistemas de Inovação. Quanto a metodologia, utilizou-se uma abordagem qualitativa baseada em dados secundários, por meio de levantamento bibliográfico e discussão teórica. Intenciona-se apresentar os papéis da universidade, da empresa e do governo, com o foco na interação sistêmica de seus atores para a geração de inovações de maneira inter-relacionada e em conjunto. Por fim, observou-se a compatibilidade entre os dois arcabouços e também o avanço de teorias que são entusiastas da hibridação de elementos constituintes das universidades, das empresas e dos governos, para a criação de novos espaços e para a constituição de formatos institucionais e sociais inovadores para a produção, aplicação e transferência do conhecimento.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131849
Data: 2014-12-05


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
2014-203.pdf 541.0Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar