REFLEXÕES SOBRE OS NOVOS MODELOS DE UNIVERSIDADE NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

REFLEXÕES SOBRE OS NOVOS MODELOS DE UNIVERSIDADE NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

Mostrar registro completo

Título: REFLEXÕES SOBRE OS NOVOS MODELOS DE UNIVERSIDADE NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Autor: Nez, Egeslaine de; Nez, Evandro de; Biavatti, Vania Tanira
Resumo: A Educação em qualquer um de seus níveis, mas, de modo particular, no Superior, está mergulhada nas contradições da globalização que envolvendo a sociedade contemporânea norteia todo o conhecimento por ela gerado. Este artigo tem como objetivo tecer algumas reflexões teóricas sobre os novos modelos universitários no contexto da sociedade do conhecimento, que impactam e modificam as atividades universitárias. Os procedimentos metodológicos utilizados contemplaram pesquisa bibliográfica que constituiu um estado de conhecimento, sendo que na análise e interpretação dos dados foi empregada abordagem qualitativa. A relevância científica para a produção deste estudo relaciona-se diretamente com o fato de que o contexto social que influenciou, num passado recente e que continua influenciando o desenvolvimento da Educação Superior atualmente, não é neutro, ao contrário, é abarrotado de intencionalidades. Nesse sentido, a investigação conclui que os novos modelos de universidade perpetuam uma continuidade de respostas ao meio produtivo, encontrando, entretanto, possibilidades de contraponto num modelo alternativo baseado na sociedade do conhecimento crítico que está aberta às demandas da sociedade global/local.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131843
Data: 2014-12-05


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
2014-198.pdf 410.8Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar