QUALIDADE DA GESTÃO ACADÊMICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO PARA IDENTIFICAR OS INDICADORES DE INOVAÇÃO E PRÁTICAS CRIATIVAS EM IES COM CONCEITO MÁXIMO NO IGC

DSpace Repository

A- A A+

QUALIDADE DA GESTÃO ACADÊMICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO PARA IDENTIFICAR OS INDICADORES DE INOVAÇÃO E PRÁTICAS CRIATIVAS EM IES COM CONCEITO MÁXIMO NO IGC

Show simple item record

dc.contributor.author Alves, Lourdes
dc.contributor.author Luz Filho, Silvio Serafim da
dc.date.accessioned 2015-04-09T11:35:19Z
dc.date.available 2015-04-09T11:35:19Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.isbn 978-85-68618-00-4
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131838
dc.description.abstract Este estudo trata da identificação de indicadores de inovação e práticas criativas em IES-Instituições de Ensino Superior com conceito máximo no IGC – Índice Geral de Cursos. Levanta ideias sobre o que pode contribuir para que as IESs brasileiras obtenham conceito máximo no IGC, um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Consiste de uma pesquisa qualitativa, cujos estudos foram desenvolvidos através da análise documental. O estudo selecionou uma amostra identificando IES com portes similares. O estudo teve por objetivo identificar indicadores de inovação e práticas criativas em IES, localizadas na Região Sul do país, que obtiveram o conceito máximo no IGC, em 2011, conforme publicação do INEP/MEC. Para identificar o que essas IES apresentam de inovação na gestão, analisou-se os seus relatórios de auto avaliação, publicados em seus sites. As instituições estudadas foram: Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados obtidos são subjetivos e, portanto, plausíveis de contestação. No entanto, pretende-se com este estudo abrir uma frente de debate e aprofundamento sobre os temas – IGC, indicadores de inovação e práticas criativas em gestão, pois só assim pode-se contribuir com a qualidade das instituições de educação superior do Brasil. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.subject Educação Superior; Qualidade da Gestão; Indicadores de Inovação. pt_BR
dc.title QUALIDADE DA GESTÃO ACADÊMICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO PARA IDENTIFICAR OS INDICADORES DE INOVAÇÃO E PRÁTICAS CRIATIVAS EM IES COM CONCEITO MÁXIMO NO IGC pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
2014-192.pdf 593.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar