QUALIDADE DA GESTÃO ACADÊMICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO PARA IDENTIFICAR OS INDICADORES DE INOVAÇÃO E PRÁTICAS CRIATIVAS EM IES COM CONCEITO MÁXIMO NO IGC
Show simple item record
dc.contributor.author |
Alves, Lourdes |
|
dc.contributor.author |
Luz Filho, Silvio Serafim da |
|
dc.date.accessioned |
2015-04-09T11:35:19Z |
|
dc.date.available |
2015-04-09T11:35:19Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-05 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-00-4 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131838 |
|
dc.description.abstract |
Este estudo trata da identificação de indicadores de inovação e práticas criativas em IES-Instituições de Ensino Superior com conceito máximo no IGC – Índice Geral de Cursos. Levanta ideias sobre o que pode contribuir para que as IESs brasileiras obtenham conceito máximo no IGC, um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Consiste de uma pesquisa qualitativa, cujos estudos foram desenvolvidos através da análise documental. O estudo selecionou uma amostra identificando IES com portes similares. O estudo teve por objetivo identificar indicadores de inovação e práticas criativas em IES, localizadas na Região Sul do país, que obtiveram o conceito máximo no IGC, em 2011, conforme publicação do INEP/MEC. Para identificar o que essas IES apresentam de inovação na gestão, analisou-se os seus relatórios de auto avaliação, publicados em seus sites. As instituições estudadas foram: Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados obtidos são subjetivos e, portanto, plausíveis de contestação. No entanto, pretende-se com este estudo abrir uma frente de debate e aprofundamento sobre os temas – IGC, indicadores de inovação e práticas criativas em gestão, pois só assim pode-se contribuir com a qualidade das instituições de educação superior do Brasil. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Superior; Qualidade da Gestão; Indicadores de Inovação. |
pt_BR |
dc.title |
QUALIDADE DA GESTÃO ACADÊMICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO PARA IDENTIFICAR OS INDICADORES DE INOVAÇÃO E PRÁTICAS CRIATIVAS EM IES COM CONCEITO MÁXIMO NO IGC |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar