O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE
Show simple item record
dc.contributor.author |
Gomes, Caio Cesar Piffero |
|
dc.date.accessioned |
2015-04-08T12:31:37Z |
|
dc.date.available |
2015-04-08T12:31:37Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-05 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-00-4 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131807 |
|
dc.description.abstract |
O estudo do tipo bibliográfico tem como objetivo indagar sobre o atual papel social da universidade considerando as atuais demandas da sociedade. Na tentativa de responder aos anseios sociais emergentes, constatou-se uma universidade induzida a fazer uso de ritmo de produção fabril. Tal resultado sugeriu questionamentos acerca da sua forma de produção, que se contrapõem a sua identidade acadêmica tradicional; o panorama educacional das organizações de ensino superior implica na adequação das universidades, conforme se apresentam as diferentes demandas sociais, as quais se tornam múltiplas, mais sofisticadas e se transformam continuamente; as demandas sociais, que desafiam a tradicional finalidade das universidades, se manifestam na constituição ideológica do seu contingente. Conclui-se que em um contexto onde as transformações são constantes e imperativas, nada mais adequadas são as suposições de que a função social das universidades esteja sendo desalojada e tendo de ser repensada. A questão não é constatar esta possibilidade, mas indagar sobre o destino deste processamento, que sugere alterações constitucionais – estruturais e funcionais – das instituições de ensino superior e, também, alterações constitucionais dos sujeitos que as operam. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU |
pt_BR |
dc.subject |
Papel social das IES. Instituição de Ensino Superior. Universidade. |
pt_BR |
dc.title |
O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar