FÓRUM EAD E O (DES)CONHECIMENTO DA FERRAMENTA PELOS ATORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

DSpace Repository

A- A A+

FÓRUM EAD E O (DES)CONHECIMENTO DA FERRAMENTA PELOS ATORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Show simple item record

dc.contributor.author Stelzer, Joana
dc.contributor.author Gonçalves, Everton das Neves
dc.contributor.author Rizzatti Júnior, Gerson
dc.contributor.author Alves, Maria Aparecida Silva
dc.contributor.author Alves, José Roberto Scarpetta
dc.date.accessioned 2015-04-08T11:54:47Z
dc.date.available 2015-04-08T11:54:47Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.isbn 978-85-68618-00-4
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131797
dc.description.abstract Este artigo analisa o fórum, ferramenta que faz parte do aprendizado por computador baseado na web, em cursos a distância. Fórum é uma estrutura de dissertação onde cada comentário fica gravado e publicado acima do anterior. A análise apresentada baseia-se em um questionário respondido por alunos e tutores. Os dados foram quantificados e apresentam informações como interesse em participar dos fóruns, tempo dedicado à atividade, participação de professores e tutores, intervenções, redirecionamentos, pontos positivos e negativos na utilização do fórum. A metodologia possui características exploratória e descritiva, pautada pela aplicação de questionários a alunos, professores e tutores. Os resultados mostram que tanto tutores quanto alunos têm pouco conhecimento sobre como utilizar e aproveitar todas as máximas possibilidades de aprendizagem que o fórum permite. Ao final comprova-se que os atores desse processo, sejam, professores, tutores ou alunos não utilizam o potencial disponível da ferramenta, mais por desconhecimento da mesma do que por falta de oportunidade ou disponibilidade ao seu uso. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.subject EaD, Fórum, Tutoria, Aprendizagem. pt_BR
dc.title FÓRUM EAD E O (DES)CONHECIMENTO DA FERRAMENTA PELOS ATORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
2014-166.pdf 383.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar