EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE NOVE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SEGUNDO O MÉTODO ECONOMIC VALUE ADDED

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE NOVE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SEGUNDO O MÉTODO ECONOMIC VALUE ADDED

Mostrar registro completo

Título: EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE NOVE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SEGUNDO O MÉTODO ECONOMIC VALUE ADDED
Autor: Paiva, Ricardo Viana Carvalho de; Costa, Danilo de Melo; Gonlçaves, Raquel Garcia; Dias, Alexandre Teixeira
Resumo: O setor de educação superior privado é um dos dez maiores do Brasil e possui grande evidência no mundo empresarial. Diante deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo estudar o desempenho financeiro de nove instituições de ensino superior privadas brasileira, utilizando como referência o cálculo do Economic Value Added (EVA), demonstrando como estas instituições tem se comportando ao longo dos anos, sobretudo em momentos de crises, fusões, oferta de ações na bolsa, dentre outros. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório quantitativo, por meio de coleta de dados documental e bibliográfica em nove instituições de ensino superior privadas nacionalmente reconhecidas. Os resultados mostraram que embora haja um crescimento dos grandes grupos educacionais, eles também possuem uma série de desafios e, em alguns casos, amargam resultados negativos no que se refere ao desempenho, algo que deve ser analisado por empresários que optem por investir no respectivo segmento.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131783
Data: 2014-12-05


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
2014-160.pdf 373.5Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar