A IMPLANTAÇÃO DO ESCRITÓRIO DE PROJETOS (PMO) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS): UMA INICIATIVA INOVADORA NA GESTÃO PÚBLICA SUL-MATO-GROSSENSE

DSpace Repository

A- A A+

A IMPLANTAÇÃO DO ESCRITÓRIO DE PROJETOS (PMO) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS): UMA INICIATIVA INOVADORA NA GESTÃO PÚBLICA SUL-MATO-GROSSENSE

Show full item record

Title: A IMPLANTAÇÃO DO ESCRITÓRIO DE PROJETOS (PMO) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS): UMA INICIATIVA INOVADORA NA GESTÃO PÚBLICA SUL-MATO-GROSSENSE
Author: Lima, Eleuza Ferreira; Almeida, Vera Lucia Lescano de; Maia, Guilherme Aparecido da Silva
Abstract: Este artigo destaca a importância da criação de um Escritório de Projetos em uma Universidade Pública como elemento eficaz na tomada de decisão dos processos administrativos. Nesse sentido, teve início em novembro de 2011, na Universidade Estadual de Mato grosso do Sul - UEMS, o projeto de Implantação do Escritório de Projetos (PMO), nos moldes do Guia PMBOK, publicado pelo Project Management Institute (PMI), nos Estados Unidos da América, em 1969. O Guia estabelece cinco processos para implantação de um PMO: 1) levantamento da estrutura organizacional (levantamento dos problemas); 2) identificação e escolha de metodologias (softwares); 3) customização (treinamentos); 4) divulgação (mudança de cultura organizacional); e, 5) gerenciamento de projetos. Na UEMS, o trabalho abrangeu suas quinze unidades universitárias e o modelo de Escritório de Projetos escolhido foi o “PMO Nível Estratégico” (nível 3), com desdobramentos junto às Pró-Reitorias, Diretorias, Assessorias e Unidades Universitárias (nível 2) até os setores Operacionais (nível 1). Este artigo relata como se desenvolveu as três primeiras fases do processo de Implantação do Escritório de Projetos da UEMS, compreendido entre novembro de 2011 a abril de 2012.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131775
Date: 2014-12-05


Files in this item

Files Size Format View
2014-155.pdf 772.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar