Avaliação de desempenho: um estudo de caso no Departamento de Meio Ambiente da empresa Prosul — Projetos, Supervisão e Planejamento Ltda.

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação de desempenho: um estudo de caso no Departamento de Meio Ambiente da empresa Prosul — Projetos, Supervisão e Planejamento Ltda.

Show full item record

Title: Avaliação de desempenho: um estudo de caso no Departamento de Meio Ambiente da empresa Prosul — Projetos, Supervisão e Planejamento Ltda.
Author: Vermõhlen, Willi Braz
Abstract: O presente estudo teve por objetivo desenvolver um instrumento de Avaliação de Desempenho para o Departamento de Meio Ambiente da empresa de engenharia consultiva, Prosul — Projetos, Supervisão e Planejamento Ltda. como uma ferramenta de suporte gerencial. A Prosul é uma empresa de serviços na área de engenharia consultiva; seus diretores são cientes de que, para manter os altos padrões de qualidade exigidos pelo mercado, é necessário ter no seu quadro funcional pessoas altamente qualificadas trabalhando por um objetivo comum. 0 Departamento de Meio Ambiente atende ao mesmo mercado oferecendo como produto estudos e projetos de meio ambiente em geral. No que diz respeito metodologia aplicada, o estudo caracterizou-se, quanto aos seus fins como: qualitativa, descritiva e aplicada. Possui caráter qualitativo, pois o pesquisador participou, compreendeu e interpretou os dados coletados na pesquisa. Foi descritiva por descrever a realidade organizacional da empresa em questão e conseqüentemente do departamento no qual foi realizado o estudo. Caracteriza-se como pesquisa aplicada uma vez que o referido estudo buscou, especificamente, solucionar um problema existente, em parte, na administração da empresa, que é a ausência de um meio formal e sistematizado de avaliar o desempenho dos funcionários do Departamento de Meio Ambiente. Quanto aos meios, propôs-se pesquisa de campo e estudo de caso(característica principal da pesquisa). Como universo da pesquisa, foi considerado o Departamento de Meio Ambiente e amostragem todos os funcionários deste. Os dados foram coletados através de questionários não estruturados, observação, documental, bibliográfica e diálogos com os funcionários. A análise desses dados foi feita através do estabelecimento de relações entre a análise documental, as informações obtidas nas entrevistas, a observação do pesquisador e dos diálogos ocorridos, correlacionando essas relações com a teoria. Pôde-se perceber que o departamento de Recursos Humanos, assim como a empresa, vem crescendo, porém apresenta algumas carências quanto a sua organização e sistematização; no entanto, há uma preocupação em relação a isso pela Alta Direção. Até o presente momento, não havia nenhum método para avaliar o desempenho dos funcionários, o qual era realizado com base em critérios pessoais tanto da gerente quanto do diretor. O instrumento de avaliação foi desenvolvido respeitando os níveis hierárquicos e teve como método o de escalas gráficas com base nas premissas da metodologia de 360 graus. Por fim, observa-se que, com o detalhamento das metodologias de avaliação e da aplicação, tem se subsídios para que esta ferramenta seja implementada integralmente no referido Departamento.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131721
Date: 2008


Files in this item

Files Size Format View
Adm291190.pdf 26.11Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar