PANORAMA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL E DO CANADÁ: UMA ANÁLISE DESCRITIVA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Show full item record
Title:
|
PANORAMA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL E DO CANADÁ: UMA ANÁLISE DESCRITIVA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO |
Author:
|
Biage, Marina de Castro Domingues; Biage, Milton; Melo, Pedro Antônio de
|
Abstract:
|
Este trabalho objetiva estabelecer um panorama da educação superior do Brasil e do Canadá, com amparo nos pressupostos da TQM e dos modelos de qualidade para a educação. A pesquisa é classificada metodologicamente como básica, qualitativa e descritiva. E, ainda do ponto de vista da forma, como quantitativa, a partir da análise dos índices de desempenho das IES, com base nos dados estatísticos fornecidos por órgãos oficiais. Diante do contexto educacional que se instalou no Brasil a partir dos anos noventa e com amparo nos pressupostos dos modelos de qualidade específicos para educação e da TQM aplicada à educação superior, analisou-se a relação estabelecida entre os fatores que compõem o processo de educação superior. Conclui-se, a partir da análise descritiva das condições socioeconômica e populacional dos dois países, que os índices apresentados pelo sistema de educação superior brasileiro, de forma geral, não difere dos índices considerados ideais pela OCDE, porém, há que se considerar que os investimentos brasileiros, hoje, tem a função de recuperar um sistema sofrível, enquanto os investimentos canadenses são destinados apenas à manutenção de um sistema estruturado há séculos. As políticas públicas devem associar à gestão, modelos de qualidade que contribuam para que os resultados estatísticos reflitam, verdadeiramente, os avanços no sistema educacional do país. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131714
|
Date:
|
2014-12-05 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar