PERFIL DOS ALUNOS RETIDOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

DSpace Repository

A- A A+

PERFIL DOS ALUNOS RETIDOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Show simple item record

dc.contributor.author Pereira, Alexandre Severino
dc.contributor.author Carneiro, Teresa Cristina Janes
dc.contributor.author Brasil, Gutemberg Hespanha
dc.contributor.author Corassa, Maria Auxiliadora de Carvalho
dc.date.accessioned 2015-04-06T14:33:57Z
dc.date.available 2015-04-06T14:33:57Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.isbn 978-85-68618-00-4
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131700
dc.description.abstract RESUMO O objetivo desta pesquisa foi descrever o perfil dos estudantes retidos dos cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Espírito Santo. Para isso foram realizados testes estatísticos Qui-quadrado de Pearson que indicaram a existência de associação significante entre situação do aluno ao final do curso (formado ou retido) e outras 40 variáveis diferentes. Oito dessas associações foram consideradas mais importantes, indicando que as principais características do aluno retido são: duas ou mais reprovações; coeficiente de rendimento acumulado menor que 8,00; matriculado em cursos dos Centros de Artes, Ciências Exatas ou Ciências Humanas e Naturais; matriculado em cursos com duração sugerida de seis a oito períodos; relação candidato/vaga do vestibular de ingresso menor que 4,85; cursos das áreas de Ciências Biológicas, Exatas e da Terra, Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes; média das notas na 2ª etapa do vestibular menor ou igual a 6,00 pontos; e trancamento de curso por um semestre ou mais. Diante da complexidade do fenômeno de retenção discente nos cursos superiores, indicada pelo número de variáveis envolvidas, este estudo contribuiu para aumentar a compreensão do processo, tendo vista que identificou características típicas de estudantes de prolongam a permanência na universidade. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.subject Retenção discente; Permanência prolongada; Cursos de graduação presencial; Qui-Quadrado de Pearson. pt_BR
dc.title PERFIL DOS ALUNOS RETIDOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
2014-138.pdf 375.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar