PERFIL DOS ALUNOS RETIDOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Show simple item record
dc.contributor.author |
Pereira, Alexandre Severino |
|
dc.contributor.author |
Carneiro, Teresa Cristina Janes |
|
dc.contributor.author |
Brasil, Gutemberg Hespanha |
|
dc.contributor.author |
Corassa, Maria Auxiliadora de Carvalho |
|
dc.date.accessioned |
2015-04-06T14:33:57Z |
|
dc.date.available |
2015-04-06T14:33:57Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-05 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-00-4 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131700 |
|
dc.description.abstract |
RESUMO O objetivo desta pesquisa foi descrever o perfil dos estudantes retidos dos cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Espírito Santo. Para isso foram realizados testes estatísticos Qui-quadrado de Pearson que indicaram a existência de associação significante entre situação do aluno ao final do curso (formado ou retido) e outras 40 variáveis diferentes. Oito dessas associações foram consideradas mais importantes, indicando que as principais características do aluno retido são: duas ou mais reprovações; coeficiente de rendimento acumulado menor que 8,00; matriculado em cursos dos Centros de Artes, Ciências Exatas ou Ciências Humanas e Naturais; matriculado em cursos com duração sugerida de seis a oito períodos; relação candidato/vaga do vestibular de ingresso menor que 4,85; cursos das áreas de Ciências Biológicas, Exatas e da Terra, Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes; média das notas na 2ª etapa do vestibular menor ou igual a 6,00 pontos; e trancamento de curso por um semestre ou mais. Diante da complexidade do fenômeno de retenção discente nos cursos superiores, indicada pelo número de variáveis envolvidas, este estudo contribuiu para aumentar a compreensão do processo, tendo vista que identificou características típicas de estudantes de prolongam a permanência na universidade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU |
pt_BR |
dc.subject |
Retenção discente; Permanência prolongada; Cursos de graduação presencial; Qui-Quadrado de Pearson. |
pt_BR |
dc.title |
PERFIL DOS ALUNOS RETIDOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar