GESTÃO DE UM CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL

DSpace Repository

A- A A+

GESTÃO DE UM CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL

Show simple item record

dc.contributor.author Hornink, Gabriel Gerber
dc.contributor.author Silva, Luiz Eduardo da
dc.date.accessioned 2015-04-06T12:37:25Z
dc.date.available 2015-04-06T12:37:25Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.isbn 978-85-68618-00-4
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131668
dc.description.abstract As possibilidades do mundo online, atreladas às mudanças socioculturais, potencializaram a criação de cursos de graduação e pós-graduação semipresenciais, os cursos EAD e, nesse caminho, o governo federal do Brasil expandiu suas ações com a criação da Universidade Aberta do Brasil - UAB (2005). No projeto da UAB, estabelecem-se parcerias entre o governo federal, universidades públicas e municípios (mantenedores dos polos presenciais). No âmbito das universidades, criaram-se centros, secretarias ou similares para gerir tais cursos (aspectos pedagógicos, tecnológicos e administrativos), conjuntamente à administração central, entretanto, é uma nova realidade de gestão, pouco estabelecida, que demanda novas formas de ver a gestão, os processos, a comunicação e o trabalho colaborativo entre os parceiros, demandando a definição clara dos procedimentos de gestão, além da escolha, sistematização e desenvolvimento de ferramentas digitais para gestão, adequados à realidade da UAB. Neste estudo de caso, percebeu-se ser possível utilizar ferramentas pré-existentes que, em princípio, não possuem caráter de gestão, entretanto, dado a polifonia destes, repensa-se seus usos em uma nova proposta que integre as informações, agilize os processos de envio e busca de dados e conecte os diversos envolvidos nos processos de forma transparente e eficiente. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.subject Cursos semipresenciais, EAD, gestão digital, softwares. pt_BR
dc.title GESTÃO DE UM CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
2014-112.pdf 718.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar