Estudo de viabilidade econômico-financeira da implantação de um bar na cidade de Florianópolis, na rodovia SC-401, bairro Saco Grande

DSpace Repository

A- A A+

Estudo de viabilidade econômico-financeira da implantação de um bar na cidade de Florianópolis, na rodovia SC-401, bairro Saco Grande

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Jacobsen, Alessandra de Linhares
dc.contributor.author Kalbusch, Leandro Silveira
dc.date.accessioned 2015-04-02T17:45:38Z
dc.date.available 2015-04-02T17:45:38Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131514
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho refere-se a um piano de negócios com o objetivo de verificar a viabilidade econômico-financeira da implantação de um bar multi-temático na rodovia SC-401. bairro Saco Grande, km 5, em Florianópolis. Para chegar à análise dos objetivos propostos, descreveu-se a empresa como um bar com diferentes ambientes — pub irlandês, bar com karaok8, bar com características mexicanas ou árabes, e um lounge bar — em um mesmo estabelecimento, denominado Bar Plurale. Identificaram-se os produtos e serviços oferecidos como de alta qualidade e personalizados. Aplicou-se urna pesquisa mercadológica onde foram respondidos 204 questionários, sendo possível, a partir destas respostas, inferir que grande parte dos respondentes se mostrou interessado em frequentar o negócio idealizado, exceto no que concerne ao bar de karaok8, que não foi considerado interessante. Verificou-se, também. a aceitação da localização do bar, sendo este situado, hipoteticamente, no local supracitado. Apontou-se o mercado consumidor como pessoas com idade entre 18 e 35 anos, com poder aquisitivo de médio a alto e ensino médio completo ou superior; o mercado fornecedor é de boa diversidade; e o mercado concorrente direto é pequeno, todavia, os competidores indiretos buscam o mesmo segmento de mercado. Especificou-se a estratégia de entrada no mercado através da utilização do composto de marketing com ênfase na inserção no mercado de lazer e entretenimento da região de Florianópolis, apresentando como diferenciais competitivos, principalmente, a prestação de serviços de maneira estilizada e um mix de produtos único, com foco na satisfação de todo e qualquer cliente que ao Bar Plurale freqüentar. Através de ferramentas financeiras, calculou-se o investimento inicial total para abertura do empreendimento, o qual foi considerado relativamente alto, contudo, por meio também de cálculos, entendeu-se que o retorno do investimento ocorrerá em 2 anos, diante de um cenário realista, o qual considera 40% de ocupação do bar. Diante disto ,depois de concluída a confecção do plano de negócios, considerou-se viável econômico e financeiramente a abertura do referido bar. pt_BR
dc.format.extent 100 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Empreendedorismo pt_BR
dc.subject Plano de negócios pt_BR
dc.subject Bar pt_BR
dc.title Estudo de viabilidade econômico-financeira da implantação de um bar na cidade de Florianópolis, na rodovia SC-401, bairro Saco Grande pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Adm291040.pdf 14.14Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar