Fatores de sucesso para implementação de joint ventures teuto-brasileiras no Brasil

DSpace Repository

A- A A+

Fatores de sucesso para implementação de joint ventures teuto-brasileiras no Brasil

Show full item record

Title: Fatores de sucesso para implementação de joint ventures teuto-brasileiras no Brasil
Author: Schoppe, Jan Henning
Abstract: A cooperação entre empresas de 'Daises diferentes é uma estratégia utilizada por um crescente número de companhias no cenário brasileiro e internacional. Entre as formas de cooperação internacional, a criação de uma joint venture possibilita uma divisão de riscos e responsabilidades e, ao mesmo tempo, uma sinergia de recursos entre os parceiros locais e estrangeiros. Em função da interação de agentes de países distintos com realidades econômicas, culturais e jurídicas distintas, a composição de um empreendimento joint venture ainda apresenta uma maior complexidade e um alto número de tentativas frustradas. 0propósitodo presente estudo é identificar quais são os fatores críticos para a implementação de associações empresariais do tipo joint venture no Brasil, entre sócios brasileiros e alemães. A partir de uma revisão teórica sobre os aspectos culturais, jurídicos e fatores de sucesso relacionados á formação de uma joint venture internacional, parte-se para um estudo de caso. Analisa-se o caso de uma empresa alemã e uma brasileira, sócias de uma joint venture no setor automotivo situada no estado de São Paulo. A coleta de dados é feita através de um questionário aberto, entregue a um representante de cada sécia responsável pela criação do empreendimento conjunto. Como resultado da pesquisa junto aos sécios identifiaram-se como fatores críticos para implementação bem sucedida de uma joint venture internacional: a confiança entre os sécios, o alinhamento dos objetivos, a proximidade da cultura das organizações envolvidas, além da flexibilidade para um diálogo aberto visando um ajuste produtivo entre as divergências culturais e organizacionais dos parceiros.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131487
Date: 2008


Files in this item

Files Size Format View
Adm291033.pdf 10.12Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar