AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: RANKINGS, QUANTIDADE, QUALIDADE, EPISTEMOLOGIA E ONTOLOGIA
Show simple item record
dc.contributor.author |
Gama, Zacarias |
|
dc.contributor.author |
Klagsbrunn, Victor Hugo |
|
dc.date.accessioned |
2015-04-02T15:03:09Z |
|
dc.date.available |
2015-04-02T15:03:09Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-05 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-00-4 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131474 |
|
dc.description.abstract |
Este texto de caráter exploratório tem como objeto indicadores de qualidade para ranquear universidades no Brasil e exterior; Ele objetiva analisar a relação entre qualidade e quantidade em termos teóricos e suas implicações empíricas. Metodologicamente privilegia as teorias de Hegel e Marx e algumas de suas interpretações, assim como as vantagens e limitações daí decorrentes para uma avaliação mais coerente pelos rankings. Nele privilegiamos a importância da capacitação docente como aspecto central para melhorar a qualidade do ensino superior e tentamos indicar algumas linhas de atuação para as políticas públicas. Nossas considerações nos levaram a concluir que o acompanhamento quantitativo de um objeto deve ser entendido e utilizado primordialmente como uma evolução específica deste mesmo objeto específico. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação Institucional, Rankings, Qualidade, Quantidade, Políticas Públicas. |
pt_BR |
dc.title |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: RANKINGS, QUANTIDADE, QUALIDADE, EPISTEMOLOGIA E ONTOLOGIA |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar