O PROCESSAMENTO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS: O CASO DOS DEPARTAMENTOS DIDÁTICOS DE UMA UNIVERSIDADE

DSpace Repository

A- A A+

O PROCESSAMENTO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS: O CASO DOS DEPARTAMENTOS DIDÁTICOS DE UMA UNIVERSIDADE

Show full item record

Title: O PROCESSAMENTO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS: O CASO DOS DEPARTAMENTOS DIDÁTICOS DE UMA UNIVERSIDADE
Author: Weber, Cláudia; Schuch Junior, Vitor Francisco
Abstract: As universidades de ensino públicas federais fazem parte do conjunto dos órgãos burocrático-administrativos que demandam intensos estudos sobre ambiente organizacional e competente análise de seus processos administrativos. Haja vista a necessária superação de diferentes desafios nesse contexto, este estudo guiou-se pelo objetivo geral de mapear os processos administrativos executados no âmbito dos Departamentos Didáticos do Centro de Artes e Letras da UFSM e identificar dificuldades com vistas à operacionalização dos procedimentos. O trabalho foi classificado como de natureza descritiva, envolvendo abordagem qualitativa. A coleta dos dados ocorreu por meio de análise documental e de entrevistas semiestruturadas realizadas com servidores técnico-administrativos dos citados departamentos. Como resultante do trabalho identificou-se os processos administrativos, bem como, dentre eles, se classificou (Primários e Críticos) os que exigem formalização, baseado no modelo de Valle e Oliveira (2009). Outro ponto significativo foi a verificação de dificuldades operacionais que apontou demandas cujas soluções praticadas não as satisfazem inteiramente. Assim, como contribuição prática aos departamentos pesquisados, elaborou-se Tutorial com vistas a subsidiar a operacionalização dos processos classificados como Críticos.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131470
Date: 2014-12-05


Files in this item

Files Size Format View
2014-87.pdf 368.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar