O PLANO DE CAPACITAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL JUNTO A SEUS SERVIDORES

DSpace Repository

A- A A+

O PLANO DE CAPACITAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL JUNTO A SEUS SERVIDORES

Show simple item record

dc.contributor.author Delfino, Nelson
dc.contributor.author Prado, Maria de Lourdes
dc.contributor.author Silveira, Ricardo Boeing da
dc.contributor.author Souza, Rosimeri Maria de
dc.contributor.author Merino, Eugenio Andres Diaz
dc.date.accessioned 2015-04-02T13:29:41Z
dc.date.available 2015-04-02T13:29:41Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.isbn 978-85-68618-00-4
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131444
dc.description.abstract No contexto da gestão do conhecimento, levando-se em consideração a sua criação e o seu compartilhamento, citam-se as universidades, as quais têm sido reconhecidas como as avenidas para o ensino e a consequente aprendizagem, a pesquisa e a descoberta, bem como provedores de serviços à sociedade via aplicação do conhecimento. O presente trabalho objetivou a análise da influência da criação e do compartilhamento do conhecimento na aprendizagem, por meio do plano de capacitação de uma universidade federal, junto aos seus servidores. A abordagem utilizada foi a quantitativa, sendo a pesquisa descritiva. Foram coletados dados primários e secundários em um universo de 1732 servidores que realizaram algum curso de capacitação entre 2011/1 e 2011/2. Entre os participantes da pesquisa conseguiu-se o retorno de 233 questionários. Desta forma, foi possível obter resposta ao questionamento elaborado, cujo tema central foi responder qual a influência da criação e do compartilhamento do conhecimento na aprendizagem por meio do plano de capacitação de uma universidade federal no sul do país. Verificou-se ainda por intermédio dos pontos levantados que a capacitação da referida universidade federal utiliza em seus cursos de aprimoramento meios de geração e compartilhamento do conhecimento como forma de ampliar a aprendizagem, como pode ser constatado quando 51% dos entrevistados concordam parcialmente e 23% concordam totalmente que os cursos de capacitação permitem a criação de laços sociais (amizade) entre os seus participantes. Observou-se que 45% concordam parcialmente e 41% concordam totalmente que trabalhar em grupo ajuda a maior obtenção de conhecimento. Quanto ao quesito de comentar com outros servidores sobre as satisfações/frustrações a respeito dos cursos de capacitação, os percentuais 39% e 36% respectivamente para os indicadores de concorda parcialmente e totalmente. Finalizando, constatou-se que 51% concordam parcialmente que os cursos de capacitação, na forma como são ministrados, geram desenvolvimento de confiança mútua entre os participantes. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.subject capacitação, criação do conhecimento, compartilhamento do conhecimento, universidade federal. pt_BR
dc.title O PLANO DE CAPACITAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL JUNTO A SEUS SERVIDORES pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
2014-67.pdf 333.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar