CONTRIBUIÇÕES DO BSC COMO FERRAMENTA DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA
Show simple item record
dc.contributor.author |
Fossatti, Paulo |
|
dc.date.accessioned |
2015-04-02T11:36:22Z |
|
dc.date.available |
2015-04-02T11:36:22Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-05 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-00-4 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131418 |
|
dc.description.abstract |
O artigo tem por objetivo mostrar como o Balanced Scorecard (BSC), enquanto ferramenta de gestão, adotado por uma Instituição de Ensino Superior (IES), contribuiu para novos discursos e novas práticas de gestão e para o desenvolvimento sistêmico nos eixos: identidade da IES; ferramentas de gestão e qualidade de vida na organização. A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de caso de abordagem qualitativa, de uma IES Comunitária do Sul do Brasil. Os participantes do estudo foram 36 gestores e 126 professores e funcionários. A coleta de dados foi realizada através de: análise documental; questionário e oficinas. Os resultados parciais trazem quatro afirmações: o BSC apresenta-se como dispositivo mobilizador de novos discursos e práticas de gestão; a profissionalização da gestão como elemento da Identidade Institucional; as ferramentas de gestão favorecem os processos de profissionalização da IES e por fim a Qualidade de Vida no Trabalho transita entre o saber e o cuidado com as pessoas. Enfim, os resultados no levam a afirmar a ferramenta BSC como dispositivo favorável à profissionalização da gestão da IES em análise. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão Educacional; Balanced Scorecard; Profissionalização da Gestão; Universidade. |
pt_BR |
dc.title |
CONTRIBUIÇÕES DO BSC COMO FERRAMENTA DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar