Estratégia empresarial com base no modelo de Porter: o caso Marmogrini

DSpace Repository

A- A A+

Estratégia empresarial com base no modelo de Porter: o caso Marmogrini

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Adão, Sebastiao Ailton da Rosa Cerqueira
dc.contributor.author Freitas, Daniel Serrano de
dc.date.accessioned 2015-04-01T18:44:02Z
dc.date.available 2015-04-01T18:44:02Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131401
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo principal deste trabalho é a caracterização do modelo de Porter para avaliação da ação das 5 forças competitivas, como instrumento para alcance da estratégia competitiva em uma organização, no caso, a Marmogrini. O método utilizado nesta pesquisa é o estudo de caso, caracterizado por ter sido descritivo, e pela evidencia de uma abordagem qualitativa. Os sujeitos estudados envolveram dois funcionários de cargos estratégicos da empresa. Os dados foram obtidos junto a fontes primárias e secundárias, por meio de técnicas como entrevista semi-estruturada, análise documental e observação. Os dados foram tratados de maneira descritiva e interpretativa. Para o estudo, primeiramente embasou-se teoricamente assuntos referentes à planejamento estratégico, estratégia e o modelo de estratégias competitivas de Porter (1989). Posteriormente apresentou-se a realidade da organização, bem como os macro ambientes em que ela está inserida. Por Ultimo foram avaliados os dados em relação ao modelo de estratégias competitivas de Porter, com ênfase na análise das ações das cinco forças competitivas. Os resultados dessa pesquisa revelaram que o ambiente das marmorarias é altamente competitivo e que a Marmogrini é uma empresa consolidada, que utiliza a diferenciação de seus produtos como principal estratégia para obter vantagem competitiva, pôde-se verificar os pontos fortes e fracos da empresa em relação à concorrência e concluiu-se que ela está parcialmente protegida contra a ação das cinco forças competitivas, mas precisa evoluir estrategicamente para acompanhar o crescimento do mercado. pt_BR
dc.format.extent 80 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Planejamento estratégico pt_BR
dc.subject Estratégia pt_BR
dc.subject Porter pt_BR
dc.subject Marmoarini pt_BR
dc.title Estratégia empresarial com base no modelo de Porter: o caso Marmogrini pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Adm291061.pdf 11.37Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar