CAUSAS PARA A EVASÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Show full item record
Title:
|
CAUSAS PARA A EVASÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
Author:
|
Napoleão Filho, Jair; Alves, Roberto Carlos; Nunes, Paula Martins; Pacheco, Andressa Sasaki Vasques
|
Abstract:
|
Este estudo foi realizado com o objetivo de apresentar dados sobre as causas da evasão escolar no curso de graduação, a distância, em Ciências Econômicas, da Universidade Federal de Santa Catarina. Embora tenha grande relevância social, política e educacional a evasão escolar faz com que muitos pesquisadores sofram com a necessidade de analisar suas causas, não apenas através de suas dimensões quantitativas, mas também na perspectiva qualitativa. A evasão no ensino superior e a distância tem sido uma das grandes preocupações dos gestores das universidades. Esse trabalho tem o intuito de verificar as causas da evasão no curso de graduação em Ciências Econômicas, modalidade a distância, da Universidade Federal de Santa Catarina. O Público-alvo do estudo foram os alunos que evadiram no período de 2007 a 2012. A pesquisa foi fundamentada na literatura sobre ensino superior, educação a distância e evasão universitária. A técnica usada teve um caráter quantitativo, caracterizando-se como uma pesquisa descritiva. As principais conclusões da pesquisa apontam, principalmente, para a necessidade de realização de uma quantidade maior de encontros presenciais; para a maior motivação dos professores; para a contratação de tutores com formação em Ciências Econômicas e para um maior comprometimento da coordenação no sentido de solucionar os problemas apresentados pelos alunos. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131367
|
Date:
|
2014-12-05 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar