A Análise e concessão de crédito: um estudo de caso na empresa Canguru S.A.
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Moritz, Gilberto de Oliveira |
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dc.contributor.author |
Dalló, Sarita |
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dc.date.accessioned |
2015-04-01T13:49:32Z |
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dc.date.available |
2015-04-01T13:49:32Z |
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dc.date.issued |
2008 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131360 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho teve como objetivo sugerir um plano de ação que aprimore a análise e concessão de crédito da Canguru Embalagens S.A. na matriz localizada em Criciúma, Santa Catarina. Para tal, se fez a análise do perfil dos contratos dos clientes inadimplentes, bem como os motivos apresentados por se encontrarem nesta situação. Os objetivos específicos envolveram a verificação dos procedimentos adotados na análise de crédito e liberação, assim como apolítica de cobrança adotadas pela empresa, com pedidos em atraso de 31 a 410 dias, o que pode corresponder as 4 (quatro) parcelas de um contrato. Procurou verificar as causas mais freqüentes que levam um cliente a não guitar sua divida, sendo que a política de liberação de um contrato necessita de fortes ações que minimizem a inadimplência. O estudo se caracterizou como quantitativo, sendo que os meios utilizados para a investigação foram pesquisas documental, bibliográfica, de campo e estudo de caso. A fundamentação teórica foi construída com base em pesquisa bibliográfica, assim como o estudo de campo se deu através da análise do ambiente da empresa em estudo, bem como da utilização de documentos e sistemas próprios da empresa. Caracterizou-se também como descritiva e os instrumentos utilizados para a coleta destes dados foram entrevista semi-estruturada, observação indireta e análise documental. A análise se deu de forma quantitativa e qualitativa, sendo esta última em menor grau. A pesquisa quantitativa foi fundamental para a se encontrar o perfil do cliente inadimplente. Onde este se caracterizou por apresentar atrasos no prazo de 31 a 102 dias, equivalendo em média a apenas 1 parcela do contrato. 0 motivo mais relevante para a não quitação da divida foi a não localização do cliente devedor, contudo 62% destes contratos encontram-se em processo de renegociação. Entretanto, verifica-se que para que a política de crédito e cobrança se torne eficaz, uma série de ações são necessárias, bem como a elaboração de um plano de liberação de crédito que favoreça tanto a Canguru Embalagens S.A. como os seus clientes. |
pt_BR |
dc.format.extent |
98 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de crédito |
pt_BR |
dc.subject |
Concessão e Liberação |
pt_BR |
dc.subject |
Cobrança |
pt_BR |
dc.subject |
Inadimplência |
pt_BR |
dc.subject |
Renegociação |
pt_BR |
dc.title |
A Análise e concessão de crédito: um estudo de caso na empresa Canguru S.A. |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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