Avaliação de desempenho por competências: modelo proposto para a área de Recursos Humanos da empresa Digitro Tecnologia Ltda.

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Avaliação de desempenho por competências: modelo proposto para a área de Recursos Humanos da empresa Digitro Tecnologia Ltda.

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Title: Avaliação de desempenho por competências: modelo proposto para a área de Recursos Humanos da empresa Digitro Tecnologia Ltda.
Author: Dal Toé, Mariana Pereira
Abstract: A ferramenta avaliação de desempenho é um dos mais importantes instrumentos gerenciais de que a administração de recursos humanos dispõe para analisar resultados, h luz da atuação dos indivíduos, e para prever posicionamentos futuros, a partir da avaliação dos potencias de seus colaboradores. Quando a avaliação de desempenho é atrelada a gestão por competências o processo torna-se ainda mais eficaz, pois busca impulsionar os colaboradores em sua competência profissional, acrescentando capacidades e aumentando as ja existentes. A Digitro Tecnologia Lida, está presente em ambiente muito competitivo e ao perceber a singularidade de seu capital intelectual preocupa-se cada vez mais em gerir seus colaboradores de forma estratégica e eficaz, valorizando-os e qualificando-os constantemente, 0 modelo de gestão por competências reflete estes parâmetros, e toma-se apropriado para a realidade da empresa, pois alinha as expectativas e as necessidades das organizações e das pessoas. Diante do contexto o objetivo do estudo foi o desenvolvimento um modelo de avaliação de desempenho por competências para a área de Recursos Humanos da empresa Digitro Tecnologia Ltda. Quanto a metodologia utilizada, o estudo caracterizou-se, quanto aos fins, como uma pesquisa qualitativa, descritiva e aplicada e quanto aos meios, classifica-se como documental, bibliográfica e estudo de caso. Foi analisado o planejamento estratégico global da empresa e desdobrado para a área de Recursos Humanos, esta analise auxiliou na identificação de competências organizacionais. Além disso, foi realizado o mapeamento de competências através o Inventário Comportamental, no qual identificou-se as competências organizacionais e funcionais da área. Construiu-se um medidor de competências, sendo este aplicado em amplitude 360° com um profissional da GRH, sendo possível identificar quais competências possuem gaps. Por fim, fez-se uma análise critica da ferramenta de avaliação de desempenho existente na empresa, embasada pela percepção dos colaboradores da GRH sobre a ferramenta. Logo que identificadas as deficiências no processo de avaliação de desempenho 360° utilizado pela empresa, foi proposto melhorias a fim de aperfeiçoá-la.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131336
Date: 2008


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