Balanced Scorecard: metodologia utilizada por empresa multinacional de consultoria para implantação da ferramenta nos clientes

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Balanced Scorecard: metodologia utilizada por empresa multinacional de consultoria para implantação da ferramenta nos clientes

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Schmitt, Valentina
dc.contributor.author Quinan, Igor Ferreira
dc.date.accessioned 2015-03-31T14:05:10Z
dc.date.available 2015-03-31T14:05:10Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131326
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo objetivou levantar e descrever as etapas utilizadas pela multinacional Accenture para implantação do Balanced Scorecard em seus clientes. Para isso foram definidos os objetivos específicos de identificar as etapas para implantação do Balanced Scorecard utilizadas pela empresa, descrever o processo utilizado pela Accenture para implantação do Balanced Scorecard em seus clientes e identificar as características, as dificuldades e os benefícios da implantação do Balanced Scorecard na visão dos executivos da Accenture. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa exploratória e descritiva, sendo apresentado um estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por entrevista semi-estruturada com um dos responsáveis pelos projetos de BSC implantados pela Accenture, bem como aplicação de questionários com os funcionários que já participaram deste tipo de projeto. Foi observado que a metodologia utilizada pela Accenture tem por base a teoria proposta por Kaplan e Norton, sendo que o escopo dos projetos desenvolvidos pode variar de acordo com as necessidades do cliente. No projeto utilizado como base para o presente estudo, a implantação do BSC adotou um caráter abrangente, envolvendo também a realização do planejamento estratégico do cliente. Por este caráter distinto entre os projetos e a especificidade dos clientes, pôde-se observar distinção de opiniões apresentadas pelos funcionário sem relação a alguns aspectos como o papel da Accenture nas implantações de BSC. Entretanto opiniões similares foram coletadas em relação a outros aspectos como o fato da falta de disponibilidade e comprometimento do cliente ser a principal dificuldade para implantação desta ferramenta estratégica. Para pesquisa futura, sugere-se um estudo sobre os resultados alcançados pelas empresas pós-implantação do Balanced Scorecard. pt_BR
dc.format.extent 100 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Estratégia pt_BR
dc.subject Balanced Scorecard pt_BR
dc.title Balanced Scorecard: metodologia utilizada por empresa multinacional de consultoria para implantação da ferramenta nos clientes pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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