Abstract:
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Diante de tantas turbulências, mudanças e incertezas que caracterizam o contexto atual das organizações, o que nos parece restar é o desafio da sobrevivência. Comisso, as empresas que estiverem conscientes de que a competitividade requer produtividade com qualidade, o que não significa apenas investir em tecnologias, mas também nas pessoas que trabalham na organização, terão mais chances de sobreviver neste competitivo mercada Nesse propósito, nunca foi tão importante conhecer, identificar as necessidades e os anseios das pessoas e relacioná-los com sua atuação no trabalho. Com esse intuito, é necessário vislumbrar nas empresas condições que motivem os profissionais, através de um ambiente de trabalho saudável, identificando as necessidades e anseios das pessoas, reconhecendo o bom desempenho, oportunizando a participação das pessoas nas decisões da empresa, facilitando o desenvolvimento pessoal, garantindo meios para o feedback positivo, proporcionando desafios, projetando trabalho de modo a torná-lo atraente, concedendo benefícios, salário compatível com a função, sistema de recompensas, etc. Nesta perspectiva, as pessoas percebem-se ouvidas e compreendidas, alargando o canal de comunicação., fator resultante do respeito e da motivação que se instala naturalmente neste tipo de relação humana. A forma de aprender e assimilar as mudanças, incluindo-se os programas de qualidade torna-se parte da cultura da organização, a qual, sofre as transformações necessárias, com menor dificuldade, além de gerar possibilidades de maior êxito. Estimula-se o desenvolvimento motivacional contando com a força intrínseca e extrínseca de cada pessoa. Diante deste contexto aqui abordado, o presente trabalho visa identificar os fatores motivacionais e sua participação para o alcance da qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela Fiorini Construtora e Incorporadora Ltda, descrevendo a importância da trilogia pessoas, motivação e qualidade neste processo. Para obter as percepções e opiniões a respeito do tema, foram realizadas entrevistas com o Gerente da empresa e com os funcionários pertencentes ao quadro pessoal da organização. |