Sistematização da avaliação dos programas de educação cooperativa do SESCOOP/SC.

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Sistematização da avaliação dos programas de educação cooperativa do SESCOOP/SC.

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Title: Sistematização da avaliação dos programas de educação cooperativa do SESCOOP/SC.
Author: Rissi, Mauricio
Abstract: A cooperação em sentido amplo surgiu, de acordo com Klaes (2005), na sua forma mais elementar no momento em que o homem, ao compreender a precariedade de suas ações isoladas e distintas entre si e na busca dos elementos indispensáveis à satisfação de suas necessidades, procurou a colaboração de um semelhante para, juntos, enfrentarem as dificuldades, empregando métodos diversos e desconhecidos para realizarem, dessa forma, o beneficio comum. Com o intuito de destacar a educação como elemento primordial nas organizações cooperativas, no Brasil, em setembro de 1998 foi editada a Medida Provisória N° 1.715 que criou o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), começando uma nova era do cooperativismo brasileiro, onde, através do seu próprio serviço de aprendizagem (SESCOOP) as cooperativas realizaram o objetivo da autogestão cooperativa, sendo este o instrumento que o Cooperativismo precisava para se tornar independente e pujante (OCB, 2004). 0 SESCOOP tem a missão de auxiliar na implantação da autogestão das cooperativas, para isso, investe-se continuamente no desenvolvimento de programas que objetivam a capacitação, promoção social dos associados, dirigentes e funcionários. Sistematizar instrumentos de avaliação dos programas de educação cooperativa desenvolvidos pelo SESCOOP/SC nos níveis de reação, aprendizado, comportamento no cargo e resultados. Quanto ao tipo de estudo, caracteriza-se como teórico-empírico, exploratório, descritivo, aplicado, bibliográfico, estudo de caso e transversal. Em relação abordagem desta pesquisa, classifica-se como predominante qualitativa. A coleta de dados primários deu-se em quatro organizações, representando assim uma cooperativa de eletrificação rural (CEREJ), uma federação de eletrificação rural (FECOERUSC), uma federação de cooperativas agrícolas (FECOAGRO) e o Sistema de Educação Cooperativa do Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC). Com esta pesquisa conclui-se que o sistema cooperativista catarinense encabeçados pelo SESCOOP/SC realiza diversas capacitações e eventos na expectativa de promover a capacitação e a promoção social dos associados, dirigentes e funcionários. No entanto, seu sistema de realização dos programas de capacitações e eventos possui algumas falhas detectadas no decorrer desta pesquisa, como por exemplo, a identificação da necessidade real de treinamentos. Hoje o SESCOOP/SC estimula as cooperativas a solicitarem os treinamentos desejados, mas isso ocorre sem qualquer uniformidade entre as cooperativas, ou critérios estabelecidos pelo SESCOOP/SC, o que torna o processo muito subjetivo em relação a escolha de um determinado programa de treinamento em detrimento a outros. Atualmente não há qualquer tipo de determinação do SESCOOP/SC no sentido de como avaliar os treinamentos realizados pelas próprias cooperativas, e as avaliações que existem são capazes somente de identificar as reações dos participantes quanto ao treinamento executado.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131267
Date: 2007


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