Alianças estratégicas: opção estratégica para o posicionamento das pequenas e médias empresas do setor de móveis e produtos de decoração da França
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pereira, Mauricio Fernandes |
|
dc.contributor.author |
Minzoni, Maike |
|
dc.date.accessioned |
2015-03-26T16:51:25Z |
|
dc.date.available |
2015-03-26T16:51:25Z |
|
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131255 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre as alianças estratégicas e o posicionamento das pequenas e médias empresas francesas do setor de móveis e produtos de decoração. A fundamentação teórica reuniu os pensamentos mais significativos em relação ao posicionamento das empresas e a indústria fragmentada, segundo a visão de Michael E. Porter, assim como os pensamentos de distintos autores acerca das alianças estratégicas. No que se refere à metodologia aplicada, o estudo se caracteriza por apresentar fins exploratórios e descritivos utilizando-se para a realização da pesquisa dados qualitativos através de entrevistas com dirigentes de empresas e dados quantitativos para classificar as empresas do setor de móveis e produtos de decoração A luz das alianças estratégicas. As análises realizadas com os dados recolhidos - serviram como base para definir a indústria em questão como fragmentada, ou seja, muitas pequenas empresas sem que nenhuma possua uma parcela de mercado muito superior ao concorrente, fato que explica e interfere diretamente no posicionamento das empresas e nos movimentos estratégicos realizados na indústria. Os dados quantitativos permitiram traçar um panorama das características das pequenas e médias empresas do setor de móveis e produtos de decoração em função das relações inter-organizacionais, ou seja, das parcerias internacionais; cooperações internacionais; joint-ventures e dos processos terceirização. A constatação da fragmentação da indústria estudada, o posicionamento das empresas e as características dessas empresas em relação as alianças estratégicas permitiu propor uma opção estratégica baseada na relação inter-organizacional. |
pt_BR |
dc.format.extent |
111 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Posicionamento |
pt_BR |
dc.subject |
Indústria-fragmentada |
pt_BR |
dc.subject |
Alianças estratégicas |
pt_BR |
dc.title |
Alianças estratégicas: opção estratégica para o posicionamento das pequenas e médias empresas do setor de móveis e produtos de decoração da França |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar