Alianças estratégicas: opção estratégica para o posicionamento das pequenas e médias empresas do setor de móveis e produtos de decoração da França

DSpace Repository

A- A A+

Alianças estratégicas: opção estratégica para o posicionamento das pequenas e médias empresas do setor de móveis e produtos de decoração da França

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Mauricio Fernandes
dc.contributor.author Minzoni, Maike
dc.date.accessioned 2015-03-26T16:51:25Z
dc.date.available 2015-03-26T16:51:25Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131255
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre as alianças estratégicas e o posicionamento das pequenas e médias empresas francesas do setor de móveis e produtos de decoração. A fundamentação teórica reuniu os pensamentos mais significativos em relação ao posicionamento das empresas e a indústria fragmentada, segundo a visão de Michael E. Porter, assim como os pensamentos de distintos autores acerca das alianças estratégicas. No que se refere à metodologia aplicada, o estudo se caracteriza por apresentar fins exploratórios e descritivos utilizando-se para a realização da pesquisa dados qualitativos através de entrevistas com dirigentes de empresas e dados quantitativos para classificar as empresas do setor de móveis e produtos de decoração A luz das alianças estratégicas. As análises realizadas com os dados recolhidos - serviram como base para definir a indústria em questão como fragmentada, ou seja, muitas pequenas empresas sem que nenhuma possua uma parcela de mercado muito superior ao concorrente, fato que explica e interfere diretamente no posicionamento das empresas e nos movimentos estratégicos realizados na indústria. Os dados quantitativos permitiram traçar um panorama das características das pequenas e médias empresas do setor de móveis e produtos de decoração em função das relações inter-organizacionais, ou seja, das parcerias internacionais; cooperações internacionais; joint-ventures e dos processos terceirização. A constatação da fragmentação da indústria estudada, o posicionamento das empresas e as características dessas empresas em relação as alianças estratégicas permitiu propor uma opção estratégica baseada na relação inter-organizacional. pt_BR
dc.format.extent 111 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Posicionamento pt_BR
dc.subject Indústria-fragmentada pt_BR
dc.subject Alianças estratégicas pt_BR
dc.title Alianças estratégicas: opção estratégica para o posicionamento das pequenas e médias empresas do setor de móveis e produtos de decoração da França pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Adm292461.pdf 2.669Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar