Gestão de custos de um projeto de educação a distância: um estudo de caso

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Gestão de custos de um projeto de educação a distância: um estudo de caso

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Moritz, Gilberto de Oliveira
dc.contributor.author Vital, Juliana Tatiane
dc.date.accessioned 2015-03-24T19:45:02Z
dc.date.available 2015-03-24T19:45:02Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131211
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract O mercado competitivo que se apresenta exige dos indivíduos uma busca por conhecimento. Nesse cenário encontra-se o panorama atual do ensino superior brasileiro que possui uma demanda reprimida, enquanto o custo do seu aluno é um dos mais altos do mundo. É necessário criar outros processos e métodos de trabalho que possibilitem aumentar a produtividade dos sistemas de educação. Uma das alternativas diz respeito a educação a distância (EaD), que é uma modalidade de ensino em que alunos e professores estão em locais diferentes durante todo ou grande parte do tempo em que aprendem e ensinam. Implantar um curso a distância exige alto investimento em profissionais, conhecimento, material didático, infraestrutura tecnológica e serviços de apoio e manutenção dos mesmos, inclusive nos pólos ou núcleos de atendimento. Diante deste contexto, o governo brasileiro criou o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), o qual oferece o projeto-piloto do curso de graduação em Administração na modalidade a distancia. A Universidade Federal de Santa Catarina é uma das instituições de ensino superior que participam do programa, oferecendo o respectivo curso para 650 estudantes. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo geral analisar o custo para a oferta desse projeto na UFSC. A pesquisa pode classificar-se como aplicada, estudo de caso, descritiva e qualitativa. 0 curso é gerido pela comissão de planejamento, organização e funcionamento do projeto, tem uma tutoria localizada no campus universitário, produz seu próprio material impresso, utiliza os serviços do Laboratório de Educação a Distância para gravações de aula e transmissão de vídeo conferencia, usa a plataforma Moodle para o ambiente virtual de ensino-aprendizagem e conta com dez pólos de ensino espalhados pelo estado de Santa Catarina. 0 custo total da oferta do curso é de R$ 3.455.827,80 e o custo de cada um dos 650 é de R$ R$ 5.316,66. Porém, considerando o índice de evasão, o custo por aluno sofre um acréscimo de 82,6%. pt_BR
dc.format.extent 128 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Educação a distância pt_BR
dc.subject Administração de projetos pt_BR
dc.subject Gestão de custos pt_BR
dc.title Gestão de custos de um projeto de educação a distância: um estudo de caso pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Costa, Alexandre Marino
dc.contributor.advisor-co Dalmau, Marcos Baptista Lopez


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