Gestão de custos de um projeto de educação a distância: um estudo de caso
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Moritz, Gilberto de Oliveira |
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dc.contributor.author |
Vital, Juliana Tatiane |
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dc.date.accessioned |
2015-03-24T19:45:02Z |
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dc.date.available |
2015-03-24T19:45:02Z |
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dc.date.issued |
2007 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131211 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O mercado competitivo que se apresenta exige dos indivíduos uma busca por conhecimento. Nesse cenário encontra-se o panorama atual do ensino superior brasileiro que possui uma demanda reprimida, enquanto o custo do seu aluno é um dos mais altos do mundo. É necessário criar outros processos e métodos de trabalho que possibilitem aumentar a produtividade dos sistemas de educação. Uma das alternativas diz respeito a educação a distância (EaD), que é uma modalidade de ensino em que alunos e professores estão em locais diferentes durante todo ou grande parte do tempo em que aprendem e ensinam. Implantar um curso a distância exige alto investimento em profissionais, conhecimento, material didático, infraestrutura tecnológica e serviços de apoio e manutenção dos mesmos, inclusive nos pólos ou núcleos de atendimento. Diante deste contexto, o governo brasileiro criou o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), o qual oferece o projeto-piloto do curso de graduação em Administração na modalidade a distancia. A Universidade Federal de Santa Catarina é uma das instituições de ensino superior que participam do programa, oferecendo o respectivo curso para 650 estudantes. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo geral analisar o custo para a oferta desse projeto na UFSC. A pesquisa pode classificar-se como aplicada, estudo de caso, descritiva e qualitativa. 0 curso é gerido pela comissão de planejamento, organização e funcionamento do projeto, tem uma tutoria localizada no campus universitário, produz seu próprio material impresso, utiliza os serviços do Laboratório de Educação a Distância para gravações de aula e transmissão de vídeo conferencia, usa a plataforma Moodle para o ambiente virtual de ensino-aprendizagem e conta com dez pólos de ensino espalhados pelo estado de Santa Catarina. 0 custo total da oferta do curso é de R$ 3.455.827,80 e o custo de cada um dos 650 é de R$ R$ 5.316,66. Porém, considerando o índice de evasão, o custo por aluno sofre um acréscimo de 82,6%. |
pt_BR |
dc.format.extent |
128 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Educação a distância |
pt_BR |
dc.subject |
Administração de projetos |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão de custos |
pt_BR |
dc.title |
Gestão de custos de um projeto de educação a distância: um estudo de caso |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Costa, Alexandre Marino |
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dc.contributor.advisor-co |
Dalmau, Marcos Baptista Lopez |
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