Análise do funcionamento da Comunicação na Relação Escola/Família na Escola Marco Inicial

DSpace Repository

A- A A+

Análise do funcionamento da Comunicação na Relação Escola/Família na Escola Marco Inicial

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Lima, Raimundo Nonato de Oliveira
dc.contributor.author Cardoso, Andréa Maria Bittencourt Lucena
dc.date.accessioned 2015-03-20T17:24:10Z
dc.date.available 2015-03-20T17:24:10Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131088
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo principal deste trabalho é analisar o funcionamento da comunicação na relação escola/família na Escola Marco Inicial - EMI. 0 método utilizado nessa pesquisa é o estudo de caso, caracterizado por um estudo descritivo. Os dados foram coletados através de questionário com perguntas fechadas com os pais dos alunos matriculados no ano em curso. Utilizou-se de entrevistas informais com os gestores e professores da instituição. A abordagem utilizada foi qualitativa e quantitativa, sendo pesquisa qualitativa no momento dos questionários pré-elaborados. Utilizou-se a abordagem quantitativa apenas para quantificar os dados do questionário aplicado aos pais dos alunos da EMI. O universo da presente pesquisa compreende todos os pais dos alunos matriculados na EMI no ano de 2007, sendo urna população de 150 participantes. Porem, participaram da pesquisa somente 64 respondentes, o que levou a uma análise dos resultados sobre apenas uma amostra da população. Primeiramente, foram realizadas as entrevistas informais com a direção da escola para fazer um levantamento do histórico da empresa e informações pertinentes a este trabalho. Em seguida foi elaborado um histórico da empresa, apresentando seu organograma e seu funcionamento. Posteriormente, foram apresentadas as ferramentas de comunicação que a escola se utiliza para comunicar-se com os seus clientes e na seqüência foram feitas análises dos questionários respondidos pelos pais dos alunos quanto ao quesito funcionamento da comunicação. Frente as respostas apresentadas, foi possível verificar a satisfação desses pais quanto ao tema estudado. E por fim, foram apresentadas propostas de melhorias com base nos resultados da pesquisa. pt_BR
dc.format.extent 118 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Comunicação pt_BR
dc.subject Parceria pt_BR
dc.subject Família pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.title Análise do funcionamento da Comunicação na Relação Escola/Família na Escola Marco Inicial pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Adm292323.pdf 17.15Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar