Análise do funcionamento da Comunicação na Relação Escola/Família na Escola Marco Inicial
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lima, Raimundo Nonato de Oliveira |
|
dc.contributor.author |
Cardoso, Andréa Maria Bittencourt Lucena |
|
dc.date.accessioned |
2015-03-20T17:24:10Z |
|
dc.date.available |
2015-03-20T17:24:10Z |
|
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131088 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo principal deste trabalho é analisar o funcionamento da comunicação na relação escola/família na Escola Marco Inicial - EMI. 0 método utilizado nessa pesquisa é o estudo de caso, caracterizado por um estudo descritivo. Os dados foram coletados através de questionário com perguntas fechadas com os pais dos alunos matriculados no ano em curso. Utilizou-se de entrevistas informais com os gestores e professores da instituição. A abordagem utilizada foi qualitativa e quantitativa, sendo pesquisa qualitativa no momento dos questionários pré-elaborados. Utilizou-se a abordagem quantitativa apenas para quantificar os dados do questionário aplicado aos pais dos alunos da EMI. O universo da presente pesquisa compreende todos os pais dos alunos matriculados na EMI no ano de 2007, sendo urna população de 150 participantes. Porem, participaram da pesquisa somente 64 respondentes, o que levou a uma análise dos resultados sobre apenas uma amostra da população. Primeiramente, foram realizadas as entrevistas informais com a direção da escola para fazer um levantamento do histórico da empresa e informações pertinentes a este trabalho. Em seguida foi elaborado um histórico da empresa, apresentando seu organograma e seu funcionamento. Posteriormente, foram apresentadas as ferramentas de comunicação que a escola se utiliza para comunicar-se com os seus clientes e na seqüência foram feitas análises dos questionários respondidos pelos pais dos alunos quanto ao quesito funcionamento da comunicação. Frente as respostas apresentadas, foi possível verificar a satisfação desses pais quanto ao tema estudado. E por fim, foram apresentadas propostas de melhorias com base nos resultados da pesquisa. |
pt_BR |
dc.format.extent |
118 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Parceria |
pt_BR |
dc.subject |
Família |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.title |
Análise do funcionamento da Comunicação na Relação Escola/Família na Escola Marco Inicial |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar