Aplicação da robótica no processo de ensino aprendizagem na educação básica

DSpace Repository

A- A A+

Aplicação da robótica no processo de ensino aprendizagem na educação básica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pozzebon, Eliane
dc.contributor.author Santos, Tatiana Nilson dos
dc.date.accessioned 2015-03-20T01:28:27Z
dc.date.available 2015-03-20T01:28:27Z
dc.date.issued 2013-12-10
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131069
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação. pt_BR
dc.description.abstract A rob otica educacional e um campo dentro da area das Tecnologias da Informa c~ao e Comunica c~ao (TICs) que tem tido um interesse crescente nos ultimos anos, por ser uma forma atraente e l udica de se trabalhar os conceitos vistos em sala de aula, motivando os alunos a re etirem sobre estes conceitos e a resolverem os problemas apresentados. Este trabalho apresenta a aplica c~ao de uma ferramenta tecnol ogica, a rob otica, com o intuito de motivar os alunos da educa c~ao b asica e tornar as aulas mais atrativas para os mesmos. Foi aplicado, em dois grupos de alunos de duas escolas diferentes da cidade de Ararangu a/SC, uma atividade para a educa c~ao ambiental de tr^es formas de aprendizagem diferentes: m etodo tradicional de ensino; m etodo tradicional auxiliado pela rob otica; e somente por meio da rob otica. Analisou-se o grau de interesse dos alunos e sua motiva c~ao em participar das aulas e observouse que o m etodo tradicional de ensino auxiliado pela rob otica foi o que obteve o resultado mais satisfat orio, demonstrando que os alunos interessavam-se mais pelas disciplinas na qual eram ensinadas por meio de uma ferramenta tecnol ogica. pt_BR
dc.description.abstract Educational robotics is a eld within the area of Information and Communication Technologies (ICT) that has had a increasing interest in recent years for being an attractive way and playful to work with the concepts seen in class, motivating students to re ect on these concepts and solve the problems presented. This work presents the implementation of a technological tool, robotics, order to motivate students and make basic education classes more attractive to them. It was applied for two groups of students from two di erent schools of Ararangu a/SC, one environmental education activity for three forms of di erent learning: traditional teaching method, traditional method aided by robotics, and only through robotics. We analyzed the degree of student interest and motivation to participate in the classes and it was observed that the traditional method of teaching aided by robotics was which got the most satisfactory result, demonstrating that students are more interested in the disciplines which were taught by a technological tool. pt_BR
dc.format.extent 89 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Araranguá, SC pt_BR
dc.subject Robótica educacional pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Tecnologias educacionais pt_BR
dc.title Aplicação da robótica no processo de ensino aprendizagem na educação básica pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Tatiana_Santos.pdf 3.360Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar