Redes sociais virtuais e novas formas de aprendizado: um estudo de caso no curso de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da UFSC

DSpace Repository

A- A A+

Redes sociais virtuais e novas formas de aprendizado: um estudo de caso no curso de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da UFSC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Souza, Márcio Vieira de
dc.contributor.author Simon, Rangel Machado
dc.date.accessioned 2015-03-20T01:27:54Z
dc.date.available 2015-03-20T01:27:54Z
dc.date.issued 2013-12-10
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131068
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação. pt_BR
dc.description.abstract Objetiva-se explorar as relações contemporâneas entre mídia e educação, com o foco específico nas redes sociais virtuais. Para tanto, adota-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e aplicada, a fim de buscar, sob uma perspectiva interdisciplinar, as principais características deste espaço de ensinoaprendizagem. Assim, no presente trabalho, são apresentados os elementos constituintes do atual contexto socioeconômico e tecnológico, um breve histórico das redes, bem como sua relação com a educação. Em seguida, apresenta-se um cenário evolutivo por meio dos ambientes virtuais de aprendizagem e das redes sociais virtuais, o surgimento dos massive open online course (MOOC), destacando-se, ainda, sua influência na construção do conhecimento na atual sociedade. Como resultado, busca-se contribuir na discussão e no avanço da ciência, apontando, também, alguns elementos do contexto supracitado (tidos como relevantes para o campo da educação à distância), assim como colaborar no processo de construção do conceito de educação em rede. Por fim, relata-se um estudo de caso do Laboratório de Mídia e Conhecimento (Labmídia) da UFSC e suas experiências com Ambientes Virtuais de Aprendizagem e educação em rede. pt_BR
dc.description.abstract This paper aims to explore the contemporary relations between media and education, with specific focus on virtual social networks. Therefore, the methodology adopts the literature revue, descriptive and applied analysis to get under an interdisciplinary perspective and the main features of this new area of teaching and learning. Thus, in this the paper are presented details of the current socioeconomic and technological context, a brief history of networking, as well as its relationship with education. Then it is presented an evolutionary scenario through virtual learning environments and virtual social networks and the origin of massive open online course (MOOC), highlighting its influential role in the construction of knowledge in contemporary society. As a result, it is sought to contribute to the discussion and advancement of science pointing to some elements of the aforementioned context, regarded as relevant to the field of distance education, as well as collaborating to the construction of the concept of networked education. Finally it is reported a case study in the Media Laboratory and Knowledge (Labmídia) at UFSC (Federal University of Santa Catarina) and its experiences with Virtual Network Environment of Learning and Education. pt_BR
dc.format.extent 90 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Araranguá, SC pt_BR
dc.subject Conhecimento pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Mídia pt_BR
dc.subject Redes sociais virtuais pt_BR
dc.subject Digital media pt_BR
dc.subject Distance education pt_BR
dc.subject Social networks pt_BR
dc.subject Net education pt_BR
dc.title Redes sociais virtuais e novas formas de aprendizado: um estudo de caso no curso de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da UFSC pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Rangel_simon.pdf 3.307Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar