A utilização da experimentação remota na educação básica: um estudo em escolas das redes pública e privada

DSpace Repository

A- A A+

A utilização da experimentação remota na educação básica: um estudo em escolas das redes pública e privada

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Juarez Bento da
dc.contributor.author Silva, Silvana Pires da
dc.date.accessioned 2015-03-19T23:50:15Z
dc.date.available 2015-03-19T23:50:15Z
dc.date.issued 2013-11-26
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131063
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver e implementar um ambiente de formação baseado no uso da experimentação remota para utilização em aulas de Física através da internet, na Educação Básica, em escola da rede privada de ensino e comparar os dados obtidos com pesquisa similar aplicada em escola da rede pública de ensino, a fim de buscar verificar o interesse e a integração com as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. A amostra pesquisada foi de 27 alunos do terceiro ano do Ensino Médio, da disciplina de Física na em escola da rede privada de ensino no município de Araranguá, Santa Catarina e para comparação dos dados foi utilizado a pesquisa desenvolvida por Marília Matias Kestering Tavares, do curso de TIC no projeto “Informática na educação: Ensinar e aprender com o uso dos laboratórios de experimentação remota” desenvolvido no Laboratório de Experimentação Remota (RExLab) da UFSC. Os dados coletados foram obtidos a partir de dois questionários utilizando a escala de Likert de cinco pontos a fim de mensurar o grau de concordância dos alunos. O resultado com maior escore médio (4,13) foi para a questão que buscou investigar a percepção dos alunos questionando se os “Laboratórios de experimentação remota possibilitam experiências de aprendizagem para além das salas de aula”, ou seja, ocorreu uma forte concordância em relação a um dos principais objetivos deste trabalho. Neste documento é apresentado o ambiente desenvolvido e implementado para dar suporte a presente pesquisa bem como os instrumentos, os dados obtidos e os principais resultados e conclusões. Por fim, foi possível perceber que as atitudes positivas quanto a integração com as novas tecnologias foram similares nas duas instituições de ensino. pt_BR
dc.description.abstract This research aims to implement a training environment based on the use of remote experimentation for use in physics classes over the internet, and then compare this data with the ones of the research made with public school, to check the interest and integration with the New Technologies of Information and Communication. The survey was made with 27 students of the 3rd year of High School physics class, in a private school in the city of Araranguá, Santa Catarina state. The results of this research were compared with the conclusion of course thesis from the ICT course project “Computers in Education: Learning and Teaching by using remote experimentation laboratories” of Marília Matias Kestering Tavares. The data was collected from two questionnaires applied with the students, and we used the Likert scale to measure the accuracy of the results. The result with the average highest score was for question No. 17, which asked to know if the "remote experimentation laboratories enable learning experiences beyond the classroom" with a score of 4.13 and the lowest score was for question No. 20 that asked if "the virtual learning environment is an important tool for interaction between students" with 2.97. Finally, it was revealed that positive attitudes about the integration with new technologies were similar in the two schools. pt_BR
dc.format.extent 79 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Araranguá, SC pt_BR
dc.subject Experimentação remota pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Ambientes virtuais de aprendizagem pt_BR
dc.subject Remote experimentation pt_BR
dc.subject Basic education pt_BR
dc.subject Teaching-learning pt_BR
dc.subject Virtual learning environments pt_BR
dc.title A utilização da experimentação remota na educação básica: um estudo em escolas das redes pública e privada pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Silvana_Silva.pdf 1.658Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar