As tecnologias da informação e comunicação como ferramenta para observação da integração de alunos surdos e ouvintes no ensino fundamental em escola da rede pública

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As tecnologias da informação e comunicação como ferramenta para observação da integração de alunos surdos e ouvintes no ensino fundamental em escola da rede pública

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Juarez Bento da
dc.contributor.author Nicolete, Priscila Cadorin
dc.date.accessioned 2015-03-19T23:47:50Z
dc.date.available 2015-03-19T23:47:50Z
dc.date.issued 2013-11-26
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131061
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação. pt_BR
dc.description.abstract A partir da Declaração de Salamanca passa a ser disseminado um conceito de necessidades educacionais especiais que ressalta a interação das características individuais dos alunos com o ambiente educacional e social, responsabilizando o ensino regular para o desafio de atender as diferenças. Desde então o governo brasileiro vem trabalhando nessa perceptiva, e optou pelo modelo de ensino inclusivo, na tentativa de colaborar para a inclusão social. Contudo, mesmo com essa perspectiva conceitual transformadora, sabe-se que as políticas educacionais implementadas ainda não foram suficientes para uma educação inclusiva eficaz. Pois ao ser incluído na escola regular, além dos problemas relacionados ao ensino propriamente dito – materiais e metodologias adequados – o sujeito surdo enfrenta problemas relacionados à socialização provocados pela dificuldade de comunicação com as crianças ouvintes. Pensando nisso a Escola de Educação Básica Castro Alves, da cidade de Araranguá, Santa Catarina, tem se esforçado para tentar mudar essa realidade. A escola optou por disponibilizar o ensino de Língua Brasileira de Sinais às crianças ouvintes, na tentativa de construir o meio de comunicação entre ouvintes e surdos. Neste sentido, a atual pesquisa pretende observar se a iniciativa da escola Castro Alves contribui para a socialização e interação entre as crianças. Para isso, será utilizada as Tecnologias de Informação e Comunicação como instrumento de observação, tendo em vista as potencialidades das novas tecnologias utilizadas no ambiente escolar, principalmente no meio escolar inclusivo. pt_BR
dc.description.abstract From the Salamanca Statement becomes widespread a concept of special educational needs that emphasizes the interaction of individual characteristics of students with the educational and social environment, making the regular education responsible to face the challenge of attend the differences. Since then, the Brazilian government has been working on this perceptive and has chosen for the inclusive education model, in an attempt to contribute to social inclusion. However, even with this transforming conceptual perspective, it is known that the implemented educational policies have not been sufficient for an effective inclusive education. For to be included in regular schools , besides the problems related to teaching itself - appropriate materials and methodologies - the deaf subject faces problems related to socialization caused by the difficulty of communication with the other children . Thinking about that, the Basic School Castro Alves, from the city of Araranguá, Santa Catarina, has struggled to trying change this reality. The school opted to provide the teaching of Brazilian sign language to the hearing children in an attempt to build the means of communication between deaf and hearing. In this sense, the current research aims to observe if the school Castro Alves initiative contributes to the socialization and interaction among children. For this, the Information Technologies and Communication will be used as a tool of observation, in view of the potential of new technologies used in the school environment, especially in the inclusive school environment. pt_BR
dc.format.extent 141 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Araranguá, SC pt_BR
dc.subject TIC pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject LIBRAS pt_BR
dc.subject ICT pt_BR
dc.subject Inclusion pt_BR
dc.subject Basic education pt_BR
dc.subject Elementary education pt_BR
dc.subject LBS pt_BR
dc.title As tecnologias da informação e comunicação como ferramenta para observação da integração de alunos surdos e ouvintes no ensino fundamental em escola da rede pública pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Pêgo, Carolina Ferreira


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